Galeno, destaque do Porto na atual temporada, decidiu jogar pela Seleção Brasileira e disse não a Portugal. Dorival Júnior precisou cortar o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, por lesão, do grupo de jogadores que vão enfrentar Inglaterra e Espanha nos amistosos do fim de março. E o substituto será o estreante, pouco conhecido no Brasil já que nunca atuou na elite do futebol nacional.Playvolume
O jogador de 26 anos tem nacionalidade portuguesa desde 2022 e esteve em pré-listas do técnico Roberto Martínez, de Portugal, em 2023. Como apareceu entre os convocados do Brasil, se entrar em campo nos amistosos não poderá mais jogar pela equipe portuguesa.
A direção da CBF havia entrado em contato com Galeno quando Dorival preparava uma pré-lista com 35 nomes e perguntou se ele aceitaria uma convocação. O atacante disse que sim. Nesta semana ele comunicou à Federação Portuguesa que escolheu o Brasil.
O Brasil enfrentará a Inglaterra em 23 de março, no estádio de Wembley, em Londres, e a Espanha três dias depois no Santiago Bernabéu, em Madri.
Do Maranhão para Portugal
Wenderson Galeno nasceu em Barra do Corda, no sertão do Maranhão, a mais de 400 km de São Luís. E foi jogando a maior parte da infância e adolescência em campos de terra que chamou a atenção de pessoas ligadas ao Trindade. Aos 17 anos foi jogar na base do clube goiano.
Foi lá que se profissionalizou e foi monitorado pelo Grêmio Anápolis, também de Goiás, que o comprou em 2016 após o jogador marcar cinco gols em dez jogos pelo Campeonato Goiano e ser considerado a revelação da competição.
Curiosamente, Galeno jamais entrou em campo pelo Anápolis e logo foi negociado com o Porto, de Portugal, isso em 2017. Não para o time A, mas para o B, algo comum nos clubes grandes da Europa, que colocam atletas menos experimentados em seus times de apoio, que normalmente disputam divisões menores do país.
Galeno só foi ter chance no time A do Porto em 2018, mas no fim acabou sendo emprestado a clubes menores de Portugal para ganhar experiência: atuou no Portimonense e no Rio Ave, antes de ser vendido em 2019 ao Braga. Não chegou a trabalhar com Abel Ferreira, atual técnico do Palmeiras, que estava deixando o clube português para comandar o PAOK, da Grécia.
Foram três temporadas de destaque no Braga, quando seu nome inclusive chegou a ser cogitado para integrar a Seleção de Portugal, ainda que o processo de naturalização tenha sido concluído somente em meados de 2022. E a fase foi tão boa que o Porto o recomprou do Braga.
Nesta temporada 2023/2024, Galeno tem seis gols e seis assistências no Campeonato Português, apesar de o Porto ser apenas o terceiro colocado, atrás de Sporting e Benfica. Na Champions League são cinco gols, o último no 1 a 0 sobre o Arsenal, no jogo de ida das oitavas de final. O Porto acabou eliminado no confronto de volta, e Galeno perdeu um dos pênaltis nas cobranças que definiram a vaga.
Comentários sobre este post