Uma nova série baseada em uma história real chega à Netflix na quarta-feira (30). Dessa vez, o caso da Chacina da Candelária, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1993, vai ser retratado nas telas – mas em formato de ficção. “Os Quatro de Candelária” é ambientada 36 horas antes do crime e acompanha quatro crianças, abordando a visão desses jovens sobre a tragédia.
Para Marcia Faria, que assina a direção da produção ao lado de Luis Lomenha, a série é inspirada em depoimentos de sobrevivente de uma história específica, mas retrata algo recorrente na realidade brasileira.
“A gente está trazendo luz para uma história que está localizada em 1993, mas que continua acontecendo. A série humaniza um pouco a estatística”, disse em entrevista à CNN.
Luis Lomenha, que lidera e dirige o projeto, comentou em entrevista à CNN que a Chacina da Candelária sempre esteve em seu imaginário e explicou porque decidiu contar a história sob ótica de quatro crianças.
“Eu tive muito contato com os sobreviventes e familiares. Eles sempre falavam que o que é produzido em termos jornalísticos e audiovisuais eram sempre sobre o nosso olhar, nossa opinião e ninguém nunca fala dos nossos filhos e entes queridos que tiveram suas vidas interrompidas”, contou.
Chacina da Candelária
Oito jovens entre 11 e 19 anos foram mortos a tiros no dia 23 de julho de 1993 em frente à igreja da Candelária. Segundo informações da Agência Brasil, dois policiais militares e um ex-policial foram condenados pelo massacre, os três com penas que superam os 200 anos de prisão. A ação teria sido uma vingança após parte do grupo ter apedrejado um carro da Polícia Militar no dia anterior.