Cerca de 180 profissionais da rede municipal de ensino estão participando do ‘Seminário Boas Práticas’ promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).
O evento reúne professores e supervisores pedagógicos que atuam no 1º e 2º anos do ensino fundamental para compartilharem as práticas e experiências exitosas desenvolvidas nas salas de alfabetização.
A programação teve ínicio na segunda-feira, 28, e continua nesta terça, 29, na Escola de Formação da Semed.
O seminário é resultado das ações desenvolvidas na rede ao longo do ano letivo e fazem parte do programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetiza, que visa alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2º ano do ensino fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.
A professora Rosilda Melo, que atua da Escola Municipal Paulo Freire, compartilhou com os colegas um pouco da sua prática escolar, mostrando as evidências do trabalho que desenvolve como alfabetizadora nas turmas de 1º e 2º anos.
“Alfabetizar as crianças é um desafio gigantesco, mas com muito amor, dedicação, estudo e muita vontade de ver acontecer é que a gente faz esse trabalho buscando sempre alcançar êxito no que diz respeito à alfabetização de nossas crianças”, disse.
Para a alfabetizadora, o resultado do trabalho alcançado com as crianças ao final do ano letivo é o motivo de muito orgulho.
“Presenciar a evolução da escrita e da leitura de nossos alunos é algo muito gratificante, não tenho nem palavras para descrever a emoção que é ver uma criança que chegou com tantas dificuldades, após passar por todo um processo, chegar ao final do ano lendo e escrevendo. Isso é muito gratificante”, afirma.
Uma das professoras formadoras do programa, Flávia Bezerra, afirma que o ‘Alfabetiza Mais’ veio para agregar e aprimorar mais ainda as práticas que os professores da rede desenvolvem em sala de aula.
“Este é um momento muito rico, de muito aprendizado, onde cada um está aprendendo com o outro, e essa socialização unifica as práticas pedagógicas da alfabetização de toda a rede municipal”, declarou.
Para a articuladora municipal da Rede Nacional do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Fátima Alves, o compromisso do Alfabetiza Palmas é pensar nas escolas como um todo e trabalhar para que todas avancem igualmente e não deixem nenhuma criança sem alfabetizar.
“Esse seminário é a culminância das práticas exitosas que acontecem nas escolas, onde nossos profissionais estão compartilhando suas experiências, os avanços que construíram, mostrando como estamos trabalhando para essa melhora da aprendizagem das crianças. Temos aqui o resultado de todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo”, concluiu.