Ao longo de duas semanas, 78 agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Sesmu) participaram de um curso de capacitação para a utilização de equipamentos metrológicos, essenciais nas operações de fiscalização de trânsito, em Palmas.
Concluída nesta quinta, 24 de outubro, a qualificação foi promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM).
O instrutor do curso, João Norberto de Angelis, ressaltou a importância do treinamento para o uso adequado e legal dos equipamentos.
“Para que os agentes possam operar esses equipamentos corretamente, é essencial que eles entendam como usá-los, assim como respeitar as normas e regulamentações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, afirmou.
Entre os equipamentos abordados no curso, um dos destaques foi o tacógrafo, que monitora a velocidade dos veículos e armazena informações essenciais para a fiscalização.
A agente de Trânsito Glauce Kelly de Souza destacou a importância do aprendizado sobre o uso do tacógrafo: “Foi muito interessante aprender como identificar e fiscalizar o tacógrafo nos veículos. Atualmente, já existe o tacógrafo digital, que facilita a fiscalização ao fornecer informações detalhadas, como localização, velocidade e distância percorrida”, comentou.
Outro agente participante, Celestino de Moraes Pessoa também elogiou a capacitação. “Tem sido um curso muito bom e efetivo, que contribuirá significativamente para o aprimoramento do trabalho da fiscalização e do controle das infrações de Trânsito em Palmas. Com esse monitoramento, é possível acompanhar as situações em tempo real de forma dinâmica”, explicou.
O curso foi dividido em cinco módulos: administração de conflitos, uso de etilômetros, medidores de velocidade, talonários eletrônicos e leitura e interpretação do cronotacógrafo, proporcionando uma ampla formação técnica aos agentes da Capital