O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, de 22 a 24 de outubro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a viagem após sofrer um acidente doméstico neste sábado (19).
Mauro Vieira embarca na noite deste domingo (20). Lula participará virtualmente da sessão de chefes de Estado dos países membros do Brics.
O chefe do Executivo deveria ter embarcado neste domingo para o território russo, mas foi orientado por sua equipe médica a não realizar viagens aéreas de longas distâncias. Apesar da recomendação, os médicos liberaram Lula para exercer suas demais atividades corriqueiras.
Lula deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, no sábado. Segundo o boletim médico, o presidente teve um “ferimento corto-contuso” na parte de trás da cabeça.
Durante a cúpula, Lula pretendia buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seu discurso, estava previsto que o presidente falasse sobre a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando a Carta das Nações Unidas completará 80 anos.