O Governo do Tocantins esteve presente, em Belém (PA), durante três dias, na etapa Norte do MonitoraEA, oficina de formação e elaboração participativa de indicadores no âmbito do Projeto MonitoraEA – Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs).
O evento, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, reuniu representantes das CIEAs da Região Norte, com o objetivo de subsidiar a construção de indicadores para o monitoramento e avaliação de risco climático, com foco na educação ambiental e na capacidade adaptativa. Além disso, a oficina promoveu a formação continuada dos representantes das comissões.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, juntamente com técnicos da SEDUC e IBAMA representaram a CIEA do estado do Tocantins no encontro e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento dos indicadores de educação ambiental no combate às mudanças climáticas.
Segundo a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, a participação nas discussões sobre a inserção da educação ambiental no contexto das mudanças climáticas foi fundamental para o aprimoramento das políticas públicas no estado.
“Consideramos de grande importância nossa participação nas oficinas para nortear a elaboração das novas ações que tratam da inserção da educação ambiental na temática das mudanças climáticas”, afirmou a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Além da diretora, o evento contou com a participação também da gerente de Educação Ambiental e vice-presidente da CIEA-TO, Thays Marinho.
O Projeto MonitoraEA – Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) é conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) e pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, o qual é composto pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério da Educação. A iniciativa conta ainda com uma rede de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do país.
As CIEAS possuem um papel fundamental na promoção da Educação Ambiental nos estados, pois possuem relevância social e englobam tanto entidades governamentais quanto organizações não governamentais.