A previsão de ventos e de fortes chuvas coloca em alerta vários estados do Brasil para este fim de semana. A meteorologia prevê altos volumes para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em parte do Sudeste, é esperado um volume de chuva em torno de 100 milímetros, sobretudo no sul e zona da mata de Minas Gerais, serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa verde e região serrana do Rio de Janeiro.
As instabilidades ganham força já na madrugada deste sábado (19/10) o sistema continuará avançando e pancadas de chuva se formam em praticamente todos os Estados e municípios do Sudeste ao longo do dia. O tempo só se mantém firme em municípios localizados na região de Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, e em boa parte do Espírito Santo, já que as chuvas se formam apenas no extremo sul capixaba.
Segundo a MetSul, na cidade de São Paulo não há indicativo de temporal da mesma magnitude ou severidade como o da última semana. Há expectativa de chuva durante o sábado, que deve ser até moderada a ocasionalmente forte, porém sem volumes excessivos.
No domingo (20/10), as chuvas perdem intensidade sobre o Estado de São Paulo, embora pancadas de chuva se mantenham no extremo norte e muita nebulosidade e chuvas fracas ainda possam ser registradas no restante do território paulista.
As tempestades se concentram, no entanto, com grande intensidade sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro, despejando grandes volumes de chuva. Ao todo, acumulados podem ultrapassar os 150 mm no sul de Belo Horizonte e no território fluminense.
Também estão previstas rajadas de vento acima de 60 km/h, muitas trovoadas, com potencial para queda de granizo, principalmente para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país, à medida que uma área de baixa pressão, relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera, se amplifica, aponta o instituto.
Além das chuvas, os próximos dois dias terão queda abrupta na temperatura. São Paulo vai marcar máxima de 19 °C e em Brasília os termômetros não vão marcar mais de 25 °C.
No Sul, a precipitação deve chegar apenas no Norte do Paraná, enquanto boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina terá clima ameno, entre 16 °C e 26 °C.
Norte e Nordeste
Na Bahia, sul do Maranhão, sul do Piauí e áreas do sul do Ceará acontece um aumento da instabilidade e, consequentemente, das chuvas. As outras regiões vão ter tempo seco e calor durante os dias.
Já no Norte, as chuvas devem ocorrer com maior intensidade no Tocantins e no Amazonas, principalmente no oeste e no sul do estado. Também devem ocorrer precipitações no sul do Pará e em Rondônia.