Centenas de alunos da Escola Municipal Tom Jobim, localizada na Arse 122 (1206 sul), em Palmas, foram beneficiados nesta quinta e sexta-feiras, 17 e 18, com ações de cidadania e saúde levadas pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e parceiros.
“Esse é um trabalho fomentado pela Diretoria de Polícia Comunitária com a ajuda de diversos parceiros que contribuíram para trazer uma agenda diferente para essas crianças. A educação cidadã nas escolas ajuda a construir pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres, preparados para atuar ativamente na sociedade de forma ética e responsável. Por isso essa ação é tão importante”, disse o diretor de Polícia Comunitária da SSP/TO, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa.
Durante os dois dias de programação os estudantes puderam atualizar a carteira de vacinação, participaram de jogos, de palestras sobre bullying e violência nas escolas e puderam fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) através do projeto MiniCidadão – Identificando Crianças Tocantinenses, uma ação entre o Instituto de Identificação e o Ministério Público do Tocantins (MPTO).
“O Instituto de Identificação tem satisfação em participar de projetos como esse, para levar a Carteira de Identidade Nacional aos estudantes da rede de ensino infantil e fundamental da cidade de Palmas. Entendemos que este é um documento essencial para o exercício da cidadania e cidadania também é coisa de criança”, ressaltou a diretora do Instituto de Identificação Elaine Monteiro Tonon.
Dieverson Ribeiro da Silva, estudante do 8º ano, comemorou a programação. “Eu achei muito bom pra gente colocar a vacina em dia e também ter um momento de diversão”, disse.
Quem também aprovou a iniciativa foi a diretora da unidade escolar Ana Paula Santos. “A nossa escola tem o prazer de receber a Polícia Comunitária nessa ação tão importante que teve a participação efetiva dos alunos. Tivemos palestras, ações de saúde, de cidadania, jogos, brincadeiras, contamos com a participação, também, das famílias, e isso trouxe para nossa escola um trabalho dinâmico e diferenciado. Espero que essa parceria perdure e possamos desenvolver outras ações como essa”, reforçou a diretora.
Além dos setores da SSP/TO, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) e do Ministério Público do Tocantins (MPTO).