Com objetivo de promover a transversalidade entre as pastas do executivo tocantinense, a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria da Educação (Seduc) tiveram reunião na manhã desta quarta-feira, 16, na sede da Seduc, em Palmas, para tratar sobre parcerias entre as duas secretarias em ações de cunho cultural e educativo. Na ocasião, o secretário Tião Pinheiro convidou oficialmente o secretário Fábio Vaz (Seduc) para participar como conferencista do I Seminário do Livro, Leitura e Escrita do Tocantins, que acontecerá no dia 30 de outubro, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas.
O evento, que é uma realização da Secult e contará com as presenças de representantes do Ministério da Cultura (MinC), reunirá profissionais da área da cultura e da educação, além de escritores, bibliotecários e o público em geral para debaterem sobre o papel do Estado e dos municípios no fomento de políticas públicas que garantam o direito ao livro, à leitura, à escrita e às bibliotecas públicas.
A agenda também será um momento para instituições e entidades ligadas ao setor debaterem sobre políticas de leitura, com foco na reestruturação e adesão ao Sistema Nacional de Bibliotecas e no fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias no Tocantins. A participação da Seduc terá impacto significativo na programação, além de reforçar o princípio da transversalidade entre as pastas, encorajada pela gestão.
Na oportunidade, também foi discutida a participação da Seduc na primeira edição da Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), evento que tem como objetivo fomentar e difundir o artesanato tocantinense e a economia criativa local. Com uma programação diversificada, a Fenartto será realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contará com atrações artísticas, cozinha show e oficinas, além do I Seminário de Economia Criativa do Tocantins. Durante a reunião, o secretário Tião Pinheiro reiterou o convite para que as escolas estaduais visitem o evento com suas turmas.
“Desde a recriação da Secult em março de 2023, o secretário Fábio Vaz e eu vínhamos conversando sobre projetos que podiam ser desenvolvidos pelas duas pastas pelas afinidades. Com esse encontro na Seduc fortalecemos o diálogo e avançamos nas tratativas entre secretarias na prática da transversalidade incentivada pelo governador Wanderlei Barbosa em sua gestão. Cultura e educação são áreas com muitas ações em comum e essa aproximação amplia as possibilidades para que possamos desenvolver trabalhos em conjunto que sejam significativos para os setores”, explicou o secretário.
“Essa parceria é fundamental para levarmos a cultura de forma mais viva e presente às nossas escolas. A conexão entre educação e cultura amplia o aprendizado e enriquece a formação dos nossos estudantes. Com iniciativas como o Seminário e a Fenartto, vamos proporcionar novas experiências e fortalecer o vínculo dos estudantes com as tradições e a criatividade do Tocantins”, comentou Fábio Vaz.
Para o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, essa parceria tem um significado muito valioso, “pois traduz uma riqueza de conhecimentos e competências institucionais integradas. As ações transversais contribuem imensamente para o fortalecimento e consolidação das políticas públicas”, ressaltou.
Presentes
Também participaram da reunião a assessora institucional Aurielly Painkow (Secult), a chefe de gabinete Cristina Marques (Seduc) e a assessora de Planejamento Andreia Costa (Seduc).