A Prefeitura Lajeado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 05, a primeira reunião sobre prevenção e controle da Leishmaniose Visceral. O projeto, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, pretende orientar a população sobre como prevenir e proteger os cães, que são reservatórios da doença com encoleiramento.
A reunião aconteceu no Centro de Artesanato José Gomes Sobrinho e contou com a presença da comunidade. Segundo o secretário municipal de Saúde Danilo Marinho, os números de casos em humanos são poucos. ”Por mais que nosso município tenha poucos casos em humanos, nós precisamos entrar com esse projeto para acabarmos com a doença e proteger a população dos cães”, disse o secretário.
Conforme o médico veterinário do município Severiano Neto, o projeto visa atender cerca de 250 cães na zona urbana. “Hoje demos um passo importante que foi a explicação sobre o funcionamento do projeto para a comunidade”, destacou Severino.
O vice-prefeito de Lajeado Edilson Mascarenhas parabenizou a equipe de saúde do município pelo projeto. “Parabenizo os agentes de endemias e toda equipe pelo trabalho que está iniciando da melhor forma; conversando e ouvindo a população”, disse Edilson.
A pasta informou que o cronograma de trabalho, feito pela equipe multidisciplinar de Lajeado, tem ações previstas para os próximos quatro anos.
O projeto
O controle da Leishmaniose pretende disponibilizar gratuitamente coleira antiparasitária na zona urbana contendo substância que afasta e mata o mosquito-palha, vetor principal da doença.
Comentários sobre este post