“Desde que a minha bebê começou o tratamento, vem evoluindo. Antes ela era bem molinha, mal se comunicava com as pessoas. Agora a gente vê a evolução dela. Tá começando a sentar. E a profissional também é maravilhosa”. A declaração é da monitora infantil, Zeneide de Sousa Moura, mãe da Luna Ferreira Sousa, de sete meses, que faz acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Palmas, há quatro meses.
Zeneide representa uma das milhares de famílias contempladas com as ações estratégicas do Governo do Tocantins, para a promoção da qualidade de vida às pessoas com deficiências. O referido público tem seus direitos relembrados em todo 11 de outubro, data que se celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Para ofertar um atendimento de qualidade, foi criada, na Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em janeiro de 2023, a Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a (SRCPD/SES-TO), a qual promove ações e oferta de serviços, e que já foram disponibilizados 128 próteses, mais de 50 mil bolsas de colostomia, 969 aparelhos auditivos e mais de 1.384 cadeiras de rodas. Além disso, foi implementada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com a emissão de 970 carteiras até o momento.
A oferta de prótese foi retomada em outubro do ano passado. O serviço é realizado em três etapas: a primeira consiste na convocação do paciente para a retirada das medidas personalizadas; a segunda compreende a confecção das próteses e a terceira é a convocação para a entrega. Até o momento, foram atendidos 287 pacientes que tiveram suas medidas e 77 que já receberam as suas próteses.
Os atendimentos e acompanhamento dos pacientes acontecem nos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo que realizam consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.
Segundo a responsável pela SRCPD/SES-TO, Thais Farias, “os serviços ofertados nos centros de reabilitação é um fator transformador na vida de uma pessoa com deficiência física. Para nós é satisfatório, por exemplo, ver um paciente feliz ao receber uma prótese, isso traz qualidade de vida. Devolvemos dignidade, oferecendo autonomia e resgatando a autoestima dessas pessoas”.
Confira a rede de cuidados
A rede de cuidados para a pessoa com deficiência no Tocantins está presente em todas as regiões de saúde. Além das APAES e equipes dos municípios com a atenção básica, o Estado possui os centros e serviços especializados em reabilitação nas seguintes cidades:
– Centro Especializado de Reabilitação de Palmas – situado na Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-02- Telefone: (63) 3218-1750. Este CER atende a região de saúde do Capim-Dourado, Ilha do Bananal e Cantão.
– Serviço Especializado de Reabilitação de Araguaína – situado na Rua Professora Maria Lina – Quadra 13, sem número, Setor Anhanguera/ Telefone: (63) 3411-2938. Atende as regiões de saúde Médias e Norte Araguaia, Bico do Papagaio, Cerrado do Tocantins Araguaia.
– Serviço Especializado de Reabilitação de Porto Nacional – situado na Avenida Murilo Braga, nº 1.592, Centro / Telefone: (63) 3363-8449. Atende a região de saúde Amor Perfeito e sudeste.
– Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Colinas – Situado na rua: 14, Quadra 03, sem número, Setor Oeste / Telefone: (63) 3476 – 1471. Atende as regiões de saúde do Cerrado Tocantins, Médio Norte Araguaia e do Bico do Papagaio.