De jovens na casa dos 20 anos à idosos com mais de 70 anos. Essa é a faixa de idade dos prefeitos eleitos no Tocantins na Eleições 2024. Um levantamento foi feito pelo g1 com base nas informações dos candidatos no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra a idade dos gestores que vão assumir os Executivos municipais a partir de 2025.
A votação para as eleições municipais ocorreu no domingo (6), quando foram eleitos 138 prefeitos e prefeitas. Palmas terá segundo turno pela primeira vez, com a disputa entre com Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que conseguiram maioria dos votos do eleitorado da capital.
O prefeito mais idoso será José Salomão (PT), eleito aos 76 anos para comandar Dianópolis. Ele fará 77 anos no dia 12 de dezembro deste ano.
A prefeita eleita mais nova é Bruna Gabrielle Neves Pires Araújo (PSD), conhecida como Bruna do Ho Che Min. Ela completou 23 anos em 28 de maio.
Veja quem são prefeitos eleitos mais velhos:
- Dianópolis: José Salomão (PT) – 76 anos
- Augustinópolis: Antônio Cayres de Almeida (Republicanos) – 74 anos
- Taguatinga: Paulo Roberto (Republicanos) – 71 anos
- Nova Olinda: Jesus Evaristo (União Brasil) – 68 anos
- Taipas: Maria do Socorro (Republicanos) – 66 anos
Veja quem são prefeitos eleitos mais novos:
- Praia Norte: Bruna Gabrielle Neves Pires Araújo (PSD) – 23 anos
- Muricilândia: João Victor (Republicanos) – 28 anos
- Porto Alegre: Pedro Noleto Filho (PDT) – 28 anos
- Ananás: Robson Pereira da Silva (União Brasil) – 28 anos
- Lavandeira: Deninson Péricles (PSD) – 30 anos
Alvorada: Thaynara de Melo Moura (União Brasil) – 30 anos
Maiores e menores patrimônios
O g1 também preparou um levantamento sobre os patrimônios declarados pelos prefeitos eleitos, que vão de R$ 10 mil a R$ 15 milhões. O levantamento foi feito com base na relação de bens declarados pelos candidatos à Justiça Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a manhã desta terça-feira (8).