O Sebrae Tocantins está com as inscrições abertas para o Smart City Expo World Congress, um congresso global dedicado ao desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. O evento ocorrerá em Barcelona, Espanha, de 03 a 08 de novembro e tem como objetivo promover a cooperação científica, tecnológica e empresarial entre a região da Catalunha e o Brasil.
O número de vagas é limitado a 17 empresas, e a seleção será realizada com base nos seguintes critérios: cada empresa pode inscrever um empresário, que deve ser uma Microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP); é obrigatório apresentar o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (CNPJ). Não poderão se inscrever empresas inadimplentes ou que tenham restrições em contratos anteriores com o Sebrae/TO. O participante deve ser maior de 18 anos e deve representar legalmente a empresa ou ter um vínculo formal comprovado, conforme a documentação exigida no edital.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro pelo e-mail alex.dias@to.sebrae.com.br, com envio de passaporte válido por pelo menos seis meses, RG emitido há menos de 10 anos e certificado de vacinação contra a Covid-19.
Os selecionados, além das conferências e painéis de discussão, participarão de uma exposição de tecnologias e soluções urbanas. Empresas e startups poderão apresentar suas criações, desde aplicativos de gestão de resíduos até sistemas de transporte autônomo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e debater sobre o futuro das cidades.
Alex Veras, analista do Sebrae, detalhou que esta é uma oportunidade para os empresários se conectarem com um ecossistema internacional de líderes e inovadores, tendo, assim, mais acesso ao conhecimento sobre inovações em tecnologia urbana. “Nós queremos levar microempresas e empresas de pequeno porte ao cenário global e dar visibilidade para as iniciativas locais no contexto de cidades inteligentes”, justificou.
O congresso reúne líderes governamentais, empresas, acadêmicos e especialistas em urbanismo para discutir e compartilhar ideias sobre como as cidades podem ser transformadas por meio de tecnologias inovadoras. As cidades inteligentes buscam integrar tecnologias avançadas, como IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial) e análise de big data, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar serviços públicos e promover um crescimento urbano sustentável.