Com o objetivo de garantir o pleno exercício do voto acessível e sendo a acessibilidade um dos valores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o Programa Permanente de Acessibilidade e Inclusão realizará atendimento em Libras durante o domingo das Eleições Municipais de 2024, para todas as pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas.
Dois intérpretes de Libras credenciados pelo tribunal estarão no cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas e prestarão serviços para todas as zonas eleitorais do estado por meio de videochamada. No Tocantins, 1.310 eleitoras e eleitores são pessoas com deficiência auditiva.
Como funcionará o atendimento?
Para acessar o serviço da Central de Libras, os eleitores poderão entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) — 0800 6486 800 — ou com a Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE) — (63) 3229-9600 — ou pedir ao coordenador de acessibilidade ou mesário para enviar o número do WhatsApp do eleitor para atendimento.
Basta o eleitor aguardar, que receberá uma chamada de vídeo, onde um dos intérpretes estará disponível para ajudá-lo.
O atendimento estará ativo das 8h às 18h.
Acessibilidade e Inclusão
O Programa Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-TO tem como objetivo a implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nas comunicações e na informação, a fim de promover o amplo acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O desenvolvimento dos trabalhos do programa ocorre em quatro eixos de atuação: voto acessível; gestão da acessibilidade; acessibilidade arquitetônica e urbanística; e acessibilidade comunicacional.
O provimento de intérprete de Libras para as Eleições 2024 está incluído no eixo de acessibilidade comunicacional.
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão