A atriz Maggie Smith morreu, aos 89 anos, na manhã desta sexta-feira (27). A informação foi confirmada por seus filhos Toby Stephens e Chris Larkin, em uma declaração compartilhada à CNN por sua assessora de imprensa, Claire Dobbs.
A britânica colecionava mais de 70 anos de carreira e se notabilizou, nas últimas décadas, pelos papéis da professora Minerva McGonagall nos filmes da franquia de Harry Potter, e da Condessa Viúva em “Downton Abbey”. Ela era dona de duas estatuetas do Óscar, quatro Emmy Awards, um Tony Awards, três Globos de Ouro e seis Baftas.
Maggie Smith nasceu em Ilford, a cerca de 20 quilômetros de Londres, e se mudou aos 4 anos de idade com os pais para Oxford, onde mais tarde começou a estudar atuação. Aos 17 anos, a atriz subia pela primeira vez aos palcos na Universidade de Oxford e, quatro anos mais tarde, em 1956, fez sua estreia profissional já em Nova York.
Sua primeira indicação ao Oscar foi por sua interpretação de Desdêmona, ao lado de Laurence Olivier em “Otelo”, em 1965, antes de ganhar o Oscar por seu papel como uma professora de Edimburgo em “Primavera de uma Solteirona”, de 1969. Ela ganhou sua segunda estatueta por seu papel coadjuvante na comédia “Suíte Califórnia”, de 1978.
Outras atuações aclamadas pela crítica incluem Lady Bracknell na peça “A Importância de Ser Prudente”, de Oscar Wilde, no palco do West End londrino, uma senhora de 92 anos lutando amargamente contra a senilidade na peça de Edward Albee “Três Mulheres Altas” e seu papel no filme de comédia de 2001 “Assassinato em Gosford Park”. Ela também interpretou a Reverenda Madre nos dois filmes de “Mudança de Hábito”.
Na franquia de Harry Potter, Maggie Smith deu vida para Minerva McGonagall, vice-diretora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e chefe da casa da Grifinória, da qual faziam parte o protagonista (Daniel Radcliffe) e seus melhores amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson). Foram oito filmes na franquia, lançados entre 2001 e 2011.
Em “Downton Abbey”, a britânica viveu a Condessa Viúva, um papel que parecia feito sob medida para uma atriz conhecida por comentários sarcásticos e piadas maliciosas. Foram seis temporadas da série lançadas entre 2010 e 2015 e dois filmes que chegaram aos cinemas em 2019 e 2022.