A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) instituiu o prazo para o recadastramento de logins da ferramenta produtor-online e estabeleceu novas normas de acesso, conforme a Instrução Normativa nº 13, de 19 de setembro de 2024, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 20. O objetivo é promover mais segurança e agilidade aos produtores rurais e possuidores de estabelecimento rurais, no acesso ao Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato).
A instituição espera que 16,7 mil produtores rurais com acesso próprio ao Produtor on-line façam o recadastramento. Atualmente o Sidato conta com 71.782 existentes com explorações pecuárias. “O usuário deve procurar uma das unidades da Agência para preencher o Termo de Sigilo e Responsabilidade, conforme modelo oficial. É rápido, prático e colabora com informações mais transparentes e seguras”, avalia a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles.
O acesso ao Sidato permite ao produtor rural visualizar as informações sobre as suas propriedades rurais cadastradas na Adapec, consultar suas movimentações de animais e demais ações, além da emissão de documentos zoofitossanitários. Vale lembrar que após o prazo determinado, quem não tiver realizado o recadastramento terá seu login e senha suspensos até a regularização.