Boa parte do Brasil deve ser afetada por chuvas intensas nesta quarta-feira (28), sendo a região Nordeste com grande alerta.
Na costa leste, entre Natal e Recife, há um alerta de acumulado de chuva, com previsão entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 por dia. Fora a costa, o risco também se estende pela Mata Paraibana e Pernambucana, e o Leste e Agreste Potiguar.
Além das chuvas, há também riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Ainda no Nordeste, Maranhão, Piauí e Ceará têm alerta de riscos de corte na energia elétrica, além de alagamentos, queda de galhos e ventos intensos.
Os alertas se estendem também pela região Norte, com alerta de “perigo” em praticamente todos os estados, menos no norte do Amapá e do Pará, e em todo o estado de Roraima. Chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos (que vão de 60 a 100 km/h) também estão previstos por lá.
Os estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio de Janeiro e Sergipe não possuem alerta, além do Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Centro-Oeste, o alerta se estende apenas no estado do Mato Grosso, nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Sudeste do estado.
No Sudeste, o alerta vale apenas para São Paulo, sendo na região do Vale do Paraíba e do Litoral Sul paulista.
No Sul, o alerta vale para parte do Paraná.
Comentários sobre este post