Ciente da importância de reconhecer manifestações clínicas da sepse, também conhecida como infecção generalizada, o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) promoveu nesta quinta-feira, 19, uma ação de orientação a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a importância do reconhecimento dos sintomas.
O momento, organizado pela Coordenação de Enfermagem, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Educação Permanente (NEP) consistiu na entrega de panfletos e orientações aos servidores abordados, já que o reconhecimento da sepse é essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente.
Segundo a médica infectologista, Ana Therra Manduca Soares, “a sepse pode levar à falência de órgãos. Um caso que me impressiona é o relato de uma paciente jovem, que, após uma simples infecção urinária, desenvolveu sepse. Em poucas horas, seu quadro clínico piorou drasticamente, com febre alta, pressão arterial baixa e confusão mental. Felizmente, com uma equipe treinada e tratamento rápido, ela conseguiu se recuperar”.
O diretor-geral do HRPN, Welson Pinto de Almeida ressaltou que, “temos que apoiar essas ações de educação permanente, pois são ações que possibilitam o conhecimento maior aos servidores que lidam diretamente com os pacientes, podendo assim identificar com mais propriedade uma sepse”.