Em todo 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aproveita a data para reforçar a necessidade de garantir o cuidado humanizado sem eventos adversos. O tema deste ano, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente” e o lema é “Faça certo, Torne seguro!”.
A data foi criada pela OMS, que conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vem reforçando a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
A enfermeira da Gerência de Vigilância de Riscos/Núcleo de Segurança do Paciente (GVR/NSP) do Hospital Geral de Palmas (HGP), Patrícia Cavalcanti explicou que, “a segurança do paciente é um pilar essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Eventos adversos, como erros de medicação, infecções hospitalares e quedas, podem ter consequências graves, impactando diretamente a saúde e o bem-estar dos pacientes”.
“O Dia Mundial da Segurança do Paciente serve como um lembrete anual da necessidade contínua de melhorar práticas e processos para minimizar riscos e proteger os pacientes. A implementação de práticas seguras deve ser uma prioridade contínua em todos os níveis de atendimento à saúde. No intuito de ofertar uma assistência segura e de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde, o HGP desenvolve na rotina diária diversas iniciativas que buscam prevenir riscos e eventos adversos”, complementou a enfermeira.
Ações nos hospitais
No HGP, em comemoração à data, o NSP estará realizando de 17 a 19 deste mês ações nos períodos vespertino e noturno, com as equipes das três unidades recém-inauguradas (unidade de pós-operatório de média e alta complexidade, unidade do AVC e unidade de internação rápida). Além de estarem apresentando a função e as ações desenvolvidas pelo NSP, os servidores também receberão capacitação do Protocolo de Identificação Segura.
No Hospital Regional de Araguaína (HRA), acontecem as ações de 17 a 19 que fazem parte da 2ª Semana de Segurança do Paciente, com intuito de focar na conscientização de profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. “Ações serão realizadas por meio de rodas de conversas nos setores e alas com material didático. Dentre os assuntos abordados estão a cirurgia Segura e protocolo para prevenção de infecção do sítio cirúrgico, cirurgia Segura e protocolo para prevenção de infecção do sítio cirúrgico Higienização das mãos e Prevenção de Lesão por Pressão, no uso e na administração de medicamentos”, destacou a responsável pelo NSP/HRA, Patrícia Oliveira.