O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Croplife Brasil (CLB), realizam nesta quinta-feira, 12, no período das 8h às 16h30, no auditório do Igeprev, em Palmas, um Workshop sobre agrotóxicos ilegais. O objetivo do evento é promover o aprimoramento da fiscalização no tocante à comercialização ilegal de insumos agrícolas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Adapec, Paulo Lima, o superintendente Federal de Agricultura (SFA/TO), Elso Polizel, o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Álvaro Manzano, o gerente de combate a insumos ilegais da Croplife Brasil, Nilto Mendes, além dos servidores dos servidores da Adapec.
Na ocasião, foi firmado um termo de cooperação técnica entre a Adapec e a Croplife Brasil, com o intuito promover o desenvolvimento de ações conjuntas para incrementar as boas práticas no uso de insumos agrícolas.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, celebrou o acordo. “Firmamos um termo de compromisso, entre a Adapec e a CropLife, para traçar ações em prol do combate ao mercado clandestino de agrotóxicos, sobretudo na fiscalização, além de aprimorar as boas práticas de uso de defensivos agrícolas”, pontuou Paulo Lima.
“Esse workshop celebra uma importante parceria com a Adapec, onde o nosso intuito é a troca de informações e experiências entre os órgãos participantes, com foco no desenvolvimento de ações para coibir a comercialização de insumos agrícolas ilegais no Tocantins”, explica o representante da CLB, Nilto Mendes.
Programação
Durante o Workshop serão abordados temas relacionados às ações estaduais de fiscalização, legislação sobre agrotóxicos, inteligência na repressão e fiscalização, indústrias químico e biológico, dentre outros assuntos.
Participantes
Além da Adapec e a CropLife Brasil, o evento conta com a participação de órgãos ligados à fiscalização, como a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea/TO), Embrapa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (InpEV), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Federal, Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).