Com o objetivo de orientar médicos, gestores municipais e profissionais de saúde sobre informações atualizadas sobre como devem ser realizadas as remoções cadavéricas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza na quinta-feira, 12, uma web reunião para o fluxograma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
O encontro, que é direcionado aos profissionais que atuam nos municípios que integram a Macrorregião Norte de saúde, que conta com 64 cidades, será ministrado pelo médico diretor técnico do SVO, Arthur Carvalho. Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/uha-wjcf-bqo, no horário das 08h às 14h.
Na reunião, serão abordadas orientações quanto à organização dos processos de trabalho, fluxo, esclarecimento da causa mortis mediante realização de necropsias de pessoas falecidas de morte natural com ou sem assistência médica, elucidação diagnóstica e fidelidade estatística do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e Declaração de Óbito (DO).
SVO
O Serviço de Verificação de Óbitos é especializado na investigação de causas de óbitos naturais mal definidos. Diferente dos Institutos Médicos Legais (IML), que investigam óbitos por causas externas a pedido de autoridade policial, o SVO esclarece óbitos por causas naturais mal definidas por requisição médica, após consentimento de familiares. Atualmente, o SVO em Araguaína e Palmas realiza, em média, de 250 a 300 necropsias por ano.