Nesta quinta-feira, 22, o Governo do Tocantins, por meio da Ouvidoria-Geral, promoveu uma reunião estratégica de alinhamento de ações previstas para 2024, com a presença de ouvidores e interlocutores das Ouvidorias Setoriais. O encontro, realizado na sede da Controladoria-Geral do Tocantins (CGE/TO), teve como objetivo fortalecer o sistema de ouvidorias e aprimorar o atendimento aos tocantinenses.
Dentre os principais pontos discutidos, destacam-se as alterações normativas propostas para otimizar o funcionamento das ouvidorias estaduais, o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para o período, a implementação do Selo de Ouvidorias; que elevará o padrão de atendimento ao cidadão em todo o estado, bem como a padronização da Carta de Serviços.
Além disso, foram debatidos os procedimentos para a elaboração e divulgação dos relatórios de atendimento, e a importância da transparência no acesso às informações.
“O alinhamento e troca de experiências com os representantes das ouvidorias setoriais é essencial para estabelecer um sistema de Ouvidoria cada vez mais eficaz, transparente e nivelado aos princípios da Gestão Estadual”, destacou o secretário-chefe da CGE, José Humberto Muniz Filho.
Durante a reunião, ainda foram feitos apontamentos técnicos visando aprimorar os processos de escuta e resposta às demandas dos cidadãos, bem como foram realizadas trocas de experiências e sugestões entre os participantes, visando a melhoria contínua dos serviços prestados.
Outro tema abordado foi a criação do novo Sistema Estadual de Ouvidoria, que servirá para registrar e tratar manifestações, sendo a plataforma de atendimento do sistema de ouvidorias própria do Estado.
“O objetivo central dessas discussões é fortalecer o sistema de ouvidorias do Governo do Tocantins, tornando-o mais eficiente e acessível à população. Para isso, é fundamental melhorar a escuta aos tocantinenses, garantindo que suas demandas sejam atendidas de forma ágil e transparente”, pontuou a ouvidora-geral, Larissa Peigo Duzzioni.
“Essa iniciativa é muito importante, pois conseguimos nos reunir, todos os ouvidores e interlocutores do Estado do Tocantins, para conhecer as ações, que nós enquanto ouvidoria iremos realizar no ano 2024”, afirmou a ouvidora da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO), Glaucia Braga.
Canais
Com o compromisso renovado, a Ouvidoria-Geral do Tocantins segue empenhada em promover a escuta ativa da população e em trabalhar em prol de uma administração pública mais transparente, eficiente e voltada para o interesse coletivo.
As manifestações de ouvidoria (elogio, sugestão, solicitação, denúncia, reclamação) podem ser feitas através dos telefones (63) 3901-7623 e 162 (atendimento gratuito dentro do Estado).
Também são canais de comunicação a plataforma Fala.Br – https://falabr.cgu.gov.br/publico/TO/Manifestacao/RegistrarManifestacao -, o canal do WhatsApp (63) 99920-0403 e ainda o e-mail: atendimento.ouvidoria@cge.to.gov.br.
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