A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realizou na terça-feira, 27, na sede da pasta, uma reunião de alinhamento estratégico do Planifica SUS. A ação contou com representantes do Hospital Israelita Albert Einstein e do Distrito Sanitário Indígena Tocantins e Araguaia (DSEI-TO). O objetivo da reunião foi debater as ações efetivas em benefício da saúde indígena, com processo colaborativo, visando melhoria contínua na Atenção Primária à Saúde.
A assistente social da SES-TO e integrante da Coordenação Geral do Planifica SUS no Tocantins, Bianca Pereira da Silva afirmou que “o nosso objetivo hoje foi apresentar quais são os passos que o Planifica tem desenvolvido, e qual é a responsabilidade de cada um em relação à saúde indígena. O Planifica SUS vem com o objetivo de organizar a Rede de Atenção Básica, então além de organizar, a gente também vai trabalhar com a organização da rede para a saúde indígena, que é uma prioridade também nossa. Então, hoje foi mais para a gente poder desenhar aí como que vai ficar essa parceria, para que cada um consiga desenvolver um papel dentro do projeto conosco”.
O representante do DSEI/TO, Hiolo Silva Werreria afirmou que “estamos debatendo a implantação do Planifica SUS, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, juntamente com o Hospital Israelista Albert Einstein. Ele vai ser o principal parceiro onde vai articular, construindo e consolidando uma rede de atenção para a saúde primária, no primeiro momento. Já no segundo momento vai ser feita também em relação à saúde especializada, então o tema central é esse, a articulação. Agora estamos fazendo os alinhamentos, não são os primeiros porque isso aconteceu já ano passado, então já é uma continuidade dos alinhamentos”.
Planifica SUS
O Planifica SUS foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), para operacionalizar a Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias para as equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.