O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que ele receba deputados federais com mais frequência, como costumava fazer nos dois primeiros governos.
O pedido foi feito na semana passada, durante a reunião em que os dois discutiram o impasse sobre as emendas parlamentares. A avaliação do presidente da Câmara, segundo apurou a CNN, é que Lula deve ampliar a sua interlocução para além dos líderes partidários.
Nesta segunda-feira (26), Lula receberá líderes da base no Palácio do Planalto. Todos convidados pela Secretaria de Relações Institucionais, de Alexandre Padilha. Lira – que rompeu com o ministro ainda no ano passado – não participa.
Auxiliares de Lira, no entanto, minimizam a ausência. Argumentam que não faria sentido a presença dele, visto que o encontro foi reservado para líderes.
A reunião acontece em meio às negociações entre Judiciário, Executivo e Legislativo sobre a execução de emendas parlamentares.
Além de sugerir medidas de transparência e rastreabilidade dos recursos, deputados e senadores também devem alinhar as chamadas “obras estruturantes”. Lula deve defender que os deputados priorizem o PAC.