Cerca de mil pessoas foram alcançadas nesta quinta-feira, 22, em uma série de palestras com o tema Saúde Emocional, realizadas pelo Instituto Recriar Vidas, em Araguaína. O público é formado por estudantes da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, Projeto Educacional Bombeiro Mirim, bombeiros militares do 2º Batalhão e servidores da corporação.
Para cada grupo, o Instituto Recriar levou um tema diferente, com base nas idades e atividades que cada um exerce no dia a dia. Todas ocorreram de forma simultânea. Com os bombeiros militares, a Dra. Hareli Cecchin, doutora em psicologia clínica, discorreu sobre prevenção ao suicídio, fatores de risco e fatores de proteção, além do funcionamento das redes de saúde no Brasil, como buscar ajuda, como lidar com incidentes críticos, como lidar com situações estressantes.
“A gente mescla uma abordagem mais teórica com situações mais práticas. É um trabalho super importante, da segurança como um todo. É sempre bom estar atualizando e cuidando do bem-estar mental, da saúde dos trabalhadores. É uma forma de deixar esses profissionais mais capacitados para o trabalho, porque eles precisam ter uma saúde emocional para lidar com a saúde emocional das outras pessoas”, afirmou a Dra. Hareli.
A psicóloga ainda acrescentou: “A gente precisa trabalhar muito essa questão da situação socioemocional desses profissionais e dar ferramentas para que a pessoa perceba quando é o momento de buscar ajuda, de como perceber que seu colega de trabalho precisa de ajuda e como abordá-lo e encaminhar essa pessoa para o serviço de saúde. Esse tema acaba alcançando as crianças também, de alguma forma”,
Em outra parte do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o coronel reformado da PMTO, Marcelo Falcão Soares, um dos instrutores do Instituto, se reunia com as crianças inscritas no Projeto Bombeiro Mirim. O tema também era sobre fortalecimento das habilidades socioemocionais. “Essas habilidades serão importantíssimas nos relacionamentos do dia a dia, e quem tem sonhos e precisa correr atrás vai depender muito da saúde mental, do fortalecimento socioemocional e, principalmente, saber usar a inteligência emocional”, relatou Falcão.
No roteiro de palestras do Recriar, estava também a Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, que atende a 750 estudantes. E todos eles, juntamente com os professores e demais servidores, também assistiram a palestras. Para os discentes a abordagem era “comunicação não violenta”, apresentada pela professora Eliane Salles.
“As crianças têm uma dificuldade quando se fala em comunicação, se expressar. E muitas vezes essa comunicação não acontece porque não conseguimos entender o que estamos sentindo. Então se eu não consigo expressar o que eu estou sentindo, eu não consigo me comunicar de forma clara e objetiva. A palestra aqui mostra que, se eu tenho esse autoconhecimento, eu consigo entender o que eu estou sentindo, porque estou sentindo, e ter um autocontrole e me expressar claramente, respeitosamente e de forma acolhedora”, frisa a professora.
Toda a agenda foi acompanhada pelo tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, gerente de Ensino e Assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar. “Trata-se de uma parceira importante feita pelo Corpo de Bombeiros com o Instituto, com a preocupação do comando em dar condições de saúde mental aos integrantes da corporação, visando suportar os inúmeros desafios no cumprimento da missão de vidas alheias e riquezas a salvar”, disse Nilton Rodrigues.