Em sua nova fase, o Projeto Educacional Bombeiro Mirim teve na noite desta terça-feira, 20, a aula inaugural para 364 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos de idade. A ação é ofertada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, que realizou de forma simultânea, em seis Unidades Operacionais, o primeiro encontro com a presença também dos pais. A partir desta quarta-feira, 21, as turmas vão receber cerca de 200 horas de instruções com variados temas, a maioria relacionados às atividades que integram o dia a dia da corporação.
Em Palmas, o evento ocorreu no Auditório do Quartel do Comando Geral, numa oportunidade em que o público pôde ter contato com parte dos instrutores e ainda receber informações adicionais relacionadas ao Projeto. Uma das atribuições da aula inaugural era adiantar temas relacionados a uniformes, regras durante as aulas, objetivos do Projeto e também os conteúdos, que muitas vezes serão teóricos, porém, em boa parte, serão executados em campo.
“É gratificante para nós ver a confiança que a comunidade tem no Corpo de Bombeiros, depositar, deixar essa responsabilidade dos seus filhos para com a gente”, destacou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO. “Tenho certeza que vai ser um período bom de informação, os adolescentes vão gostar muito e vão se familiarizar com os bombeiros militares”, completou o coronel.
Os primeiros passos para a implantação do PROEBOM ocorreram em 2015. Contudo, em 2017, é que houve a instalação da primeira turma, em Gurupi, sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. Por cinco anos, a cidade que está no sul do estado, foi a única a ofertar o Projeto. E em 2022, a Capital e também Araguaína, a sede do 2º Batalhão de Bombeiros, iniciaram as turmas do Bombeiro Mirim com o mesmo sucesso.
Durante as 200 horas, as turmas vão aprender na prática como fazer o salvamento em altura, o salvamento aquático, primeiros socorros, noções sobre carreiras militares, jurídicas, legislação de trânsito, e muitas outras.
“A gente quer que eles aprendam, que conheçam o próximo, que ajudem as pessoas. E nisso entra a questão da vocação, com o despertamento para ser bombeiro militar, um engenheiro civil, um jurista, odontólogo, médicos. E outro caminho de se viver é com a disciplina, com respeito aos pais, com respeito ao próximo, e isso é muito importante para nós”, enfatizou o comandante-geral.
A professora de português, Gisele Bento, acompanhou o filho Pietro, de 12 anos, na aula inaugural. A inscrição dele – ela conta – foi em comum acordo, porém, chamou a atenção dela a parte das atividades extraclasse, que podem tirá-lo de algumas rotinas e gerar mais aprendizado. “Pelo fato dele ter o horário da tarde livre e ficar muito com o celular e computador, eu quis que ele ocupasse de uma forma mais ativa, criativa, produtiva, e com atividade física. Acredito que a atividade física incentiva nos estudos, no desenvolvimento”, afirmou a mãe.
Na casa da pedagoga Sônia Rodrigues a decisão da inscrição do filho também foi conjunta, mas com o garoto interessado nos novos aprendizados. “Ele está extremamente empolgado e isso é legal, porque, de certa forma, ele vai aproveitar tudo muito melhor”, diz Sônia. “Está partindo dele essa vontade de querer aprender, porque ele é muito curioso”, revelou a mãe.
As aulas, de fato, estão começando nesta quarta-feiras. Os primeiros momentos são de apresentação das instruções, das estruturas dos quartéis, onde ocorrem as aulas teóricas, entre outros.
A segunda fase do Projeto em 2024, será em Palmas, a sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com 70 alunos; em Porto Nacional, sede da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, com 70; Araguaína, sede do 2º BBM, com 56; Araguatins, sede da 5ª CIBM, com 47; Gurupi, sede do 3º BBM, com 51; e Dianópolis, sede da 6ª CIBM, com 70.