Um estudo de três anos sobre o tirzepatida – princípio ativo do medicamento para diabetes Mounjaro e do medicamento para perda de peso Zepbound, ambos da farmacêutica Eli Lilly – descobriu que ele pode reduzir em 94% o risco de progressão para diabetes em comparação com um placebo, quando utilizado semanalmente por adultos com pré-diabetes e obesidade ou sobrepeso. O estudo foi realizado pela própria fabricante.
A empresa afirmou, na terça-feira (20), que as pessoas que receberam uma dose de 15 miligramas (mg) do medicamento também tiveram uma diminuição média de peso corporal de quase 23%, em comparação com 2,1% naqueles que receberam placebo.
Durante um período de acompanhamento de 17 semanas sem tratamento, as pessoas que haviam parado de usar tirzepatida começaram a recuperar o peso, afirma a Lilly em um comunicado à imprensa, e houve “algum aumento na progressão para diabetes tipo 2”.
“Os eventos adversos mais frequentemente relatados foram geralmente relacionados ao trato gastrointestinal e, em geral, de leve a moderada severidade”, afirma a Lilly. “Os eventos adversos mais comuns relacionados ao trato gastrointestinal para pacientes tratados com tirzepatida foram diarreia, náusea, constipação e vômito.”
O pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue, ou glicose, estão mais altos do que o normal, mas não atingem os critérios para um diagnóstico de diabetes. Afeta cerca de 1 em cada 3 adultos nos Estados Unidos – 84 milhões de pessoas – e cerca de 70% serão diagnosticados com diabetes. Mudanças no estilo de vida – especialmente perda de peso – geralmente têm sido consideradas a ferramenta de gerenciamento mais importante.