O Governo do Tocantins está representando o estado na 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, a maior feira de bioenergia do mundo, que ocorre em Sertãozinho, São Paulo. Com um estande montado especialmente para o evento, o Tocantins visa recepcionar investidores e empresários do setor, destacando suas potencialidades econômicas e as diversas oportunidades de investimento que o estado oferece. Somente no primeiro dia de evento, foram realizados 45 atendimentos a empresários e executivos que buscam novas possibilidades de investimento.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, destaca que a atração de novos investimentos está entre os pilares do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). “O governador Wanderlei Barbosa é ciente de que o trabalho de prospecção e captação de novos investidores é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, por isso, alinhamos uma estratégia de ir até onde os grandes investidores estão para ‘vender’ o Tocantins. Nosso time de servidores está preparado para apresentar as potencialidades do estado, como infraestrutura, logística, parques industriais e políticas de fomento e incentivos fiscais aos empresários e indústrias”, destaca o gestor.
Atendimento
Servidores das Secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agricultura e Pecuária (Seagro) estão presentes no estande, prontos para dialogar com os participantes e apresentar as vantagens competitivas do Tocantins. O estado possui uma rica diversidade de recursos naturais e um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos relacionados à bioenergia, o que torna a participação na Fenasucro & Agrocana uma oportunidade ímpar para atrair novos investimentos.
O Gerente de prospecção de novos negócios e investimentos da Sics, Raimundo Nonato Lima, explica como tem sido o trabalho de atendimento aos empresários na Fenasucro. “Nós abordamos durante o evento, pelos corredores, e chamamos para uma conversa sobre os benefícios de se investir no Tocantins. Outros, passam por nosso estande, veem os vídeos de apresentação que projetamos e acabam entrando para conhecer. Esse primeiro contato é importante e temos experiências positivas de casos onde o investidor conheceu o Tocantins em algum evento e decidiu investir no estado”.
O atendimento aos executivos é feito pelos servidores das duas pastas, mutuamente. “É um trabalho transversal entre diferentes órgãos do governo, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa”, completou o gerente.
Negócio internacional
Muitas vezes, as conversas acabam atraindo até mesmo parceiros internacionais. O deputado da província de Tucumãn, na Argentina, José “Pepe” Seleme, visitou o estande e disse que planeja uma visita ao Tocantins. “Pretendemos, em breve, realizar uma visita de intercâmbio entre a Argentina e Tocantins, para trocarmos informações e conhecimentos na área da cultura e negócios e verificar as possibilidades de parcerias entre os governos”, afirmou o parlamentar.
Quem também procurou o estande para saber mais do Tocantins e suas potencialidades foi Marcelo Reis, gerente nacional de negócios de uma empresa de soluções para a indústria e agronegócio. “Hoje estamos localizados em Porto Feliz e Jaguariúna, no interior de São Paulo, e em Macaé, no Rio de Janeiro. Acabamos de instituir um representante em Belém (PA) que vai fazer essa ponte com o Governo do Tocantins”, disse o executivo.
Na avaliação do secretário Carlos Humberto Lima, “com um olhar voltado para o futuro, o Tocantins se posiciona como um destino promissor para negócios nas áreas de inovação e sustentabilidade. Nossa expectativa é de que a participação na Fenasucro e em outros eventos resulte em novas alianças e investimentos que contribuam para o crescimento econômico do estado”, finalizou.
Fenasucro
A Fenasucro & Agrocana está na 30ª edição e é o maior evento mundial voltado exclusivamente a toda cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 53 países do mundo.
A organização estima uma movimentação financeira recorde de mais de R$ 8,3 bilhões no evento. A Fenasucro segue até a próxima sexta-feira, 16.