Com o objetivo de promover o fortalecimento das ouvidorias bem como os processos de trabalho dessa área, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou na terça-feira, 13, da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) – região norte.
O evento, que ocorreu em Palmas foi organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Mato Grosso do Sul (MS), em parceria com a Ouvidoria Geral do SUS, Ministério da Saúde (MS) e tem a participação de servidores que atuam nas ouvidorias da saúde dos estados do Tocantins, Amapá e Rondônia.
Segundo a Ouvidora-geral do SUS, Conceição Aparecida Pereira Rezende, a série de oficinas e outras capacitações realizadas contribuem para preparar a ouvidoria do SUS para o futuro. “Esse processo de profissionalização da área é necessário, e temos certeza que daqui sairá gente preparada para atender gente”.
Já coordenadora adjunta do programa de qualificação para o fortalecimento da rede de ouvidorias do SUS e pesquisadora da Fiocruz (MS), Silvia Helena Mendonça de Moraes, explicou que a oficina foi cuidadosamente planejada e organizada com uma metodologia e dialógica e participativa. “Ao final dessa oficina e outras que temos realizados nas demais regiões do país queremos identificar as necessidades de aprendizagem, para poder qualificar as práticas das ouvidorias no nosso país”.
Ainda segundo a pesquisadora, com a qualificação será possível fortalecer a participação popular. “A meta principal da ouvidoria é a garantia do direito à saúde, então, queremos qualificar as práticas, e juntos, pensar as necessidades de aprendizagem, e poder ofertar cursos e qualificar os ouvidores”.
Em sua fala, a ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista, externou sua gratidão pela escolha do Tocantins para receber a primeira oficina da região norte. “Agradeço a Ouvidoria Geral do SUS e a Fiocruz pela confiança e a todos os ouvidores que participam deste momento, que com certeza contribuirá para o fortalecimento do trabalho realizado”.
Representando o titular da SES-TO, Carlos Felinto, a chefe de gabinete Eliane Inácio da Silva, ressaltou o privilégio em receber a oficina e citou que é oportunidade de imersão de conhecimento, onde todos poderão fazer parte da construção desse trabalho de qualificação das equipes.
Programação
A oficina segue até esta quarta-feira,14, com painéis, debates e mapeamento dos temas prioritários das ouvidorias, além da qualificação do Sistema Nacional de Ouvidorias e do fortalecimento da participação social.