Buscando debater as prioridades do setor cultural e a construção de um futuro mais sustentável, o Governo do Tocantins, através de representantes da Secretaria da Cultura (Secult), participa da programação do Seminário Internacional “Políticas para Economia Criativa: G20 + Iberoamerica” , que acontece no Rio de Janeiro até o dia 9 de agosto com uma vasta programação de debates, painéis e o lançamento da Política Nacional de Economia Criativa, nesta quarta-feira, 7, com a presença da ministra Margareth Menezes. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e integra a programação do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do G20.
O lançamento da política, durante o seminário, marca a nova área ministerial criada pelo MinC para dedicar-se ao tema, a Secretaria de Economia Criativa, e o evento tem como objetivo promover a reflexão em torno do papel da cultura, da criatividade e da economia criativa no desenvolvimento da sociedade.
Contando com a presença de delegações do Brasil e do mundo, que discutem o futuro cultural de seus países, além do lançamento da Política Nacional de Economia Criativa, a programação do encontro conta com discussões sobre o direito dos trabalhadores da cultura, internacionalização como eixo cultural da Economia Criativa, o mercado das indústrias criativas, entre outros tópicos que dizem respeito ao setor. As sessões contam com a participação de especialistas e mediadores de diversas partes do mundo, oferecendo uma troca de conhecimentos e diferentes perspectivas.
Cumprindo uma intensa agenda cultural no Rio de Janeiro desde a última segunda-feira, 5, o secretário Tião Pinheiro participa do seminário após outros compromissos como homenagem ao Rio Grande do Sul, reuniões do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, da Câmara Setorial de Cultura do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, interlocuções com autoridades do governo federal e intercâmbio com representantes de outros estados e países.
Para ele, “são momentos ricos de trocas de experiências, de atualizações e de encaminhamentos de demandas do setor para busca de soluções coletivas e o Tocantins não poderia ficar de fora”. O secretário destaca ainda o 8º Salão Nacional do Turismo e Salão do Artesanato, onde o estado mostrará suas riquezas culturais e turísticas e o resultado do trabalho desenvolvido sob o comando do governador Wanderlei Barbosa.
Nesta quinta-feira, 8, o grupo Tambores do Tocantins, liderado pelo mestre Márcio Bello, é um dos convidados a comporem a programação artística do evento, com uma apresentação cultural no Riocentro, disseminando a cultura tocantinense pelo Brasil e pelo mundo.
Presentes
Representando o Governo do Tocantins, participam da programação, até o dia 9 de agosto, o secretário da Cultura Tião Pinheiro, a secretária-executiva Valéria Kurovski, Ana Elisa Martins e Cristielle Bezerra, servidoras da equipe técnica da Secult.
Entenda o G20
O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional criado no final da década de 1990 e composto por Brasil, África do Sul, China, Estados Unidos, Alemanha, França, Índia, Japão, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Itália, Canadá, Indonésia, México, Rússia, Reino Unido e Turquia, bem como a União Africana e a União Europeia. O objetivo do grupo é promover o debate e o diálogo tendo como fim o desenvolvimento socioeconômico e a fortificação da economia internacional.