Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP mostram que, na última semana, as vendas internas de açúcar cristal voltaram a remunerar mais que as externas, mesmo com a taxa de câmbio em patamares elevados. Isso porque as cotações internacionais do açúcar demerara tiveram novas quedas na Bolsa de Nova York (ICE Futures).
Como exemplo, o indicador Cepea/Esalq para o açúcar cristal branco no Estado de São Paulo, voltado para o mercado interno, registrava nesta segunda-fdira (29/7) a cotação de R$ 133,19 a saca de 50 quilos, alta de 0,25% no acumulado de julho.
Já o indicador para o açúcar cotado em Santos, que inclui o produto voltado para exportação, apresentava a cotação média de R$ 132,99, com queda acumulada de 1,09% desde o início do mês.
No mercado spot, a liquidez captada pelo Cepea seguiu praticamente estável em relação à semana anterior. Segundo pesquisadores do Cepea, compradores continuam negociando quantidades reduzidas, de acordo com a necessidade imediata, afirmando vendas no varejo ainda enfraquecidas. Além disso, esses agentes também seguem recebendo o açúcar fixado em contratos.
Comentários sobre este post