O Governo do Tocantins é representado, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em mais uma edição do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), que ocorre entre os dias 24 e 26, em João Pessoa, na Paraíba.
O evento foi aberto oficialmente nesta quarta-feira, 24, pelo presidente do Fórum e superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) do Ceará, Roberto Bassan que deu as boas vindas aos 19 gestores estaduais e representantes do Governo Federal.
Representando o Estado, a atual vice-presidente do Fórum e superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA), Zeroildes Miranda, mediou as apresentações da mesa diretora dessa II reunião temática cujo tema é “Financiamento para a Política Socioeducativa dos Estados”.
A gestora também falou da importância do tema no fomento à socioeducação. “Durante este encontro vamos debater um modelo de financiamento sistêmico e robusto aos Sistemas Socioeducativos, com a participação tripartite e não somente estadual, como preconiza o SINASE. É um tema de suma importância para que esta política avance e estamos aqui para juntos, governo Federal e Estadual, construirmos esses caminhos de financiamento à socioeducação”, pontuou.
FONACRIAD
Durante o encontro, os gestores debatem temas pertinentes à política socioeducativa e têm como objetivos, a elaboração de estratégias e diretrizes comuns que culminará na aprovação da Carta de João Pessoa, documento que norteará as ações futuras da política nos estados.
Participando do evento, a chefe da Unidade de Semiliberdade Masculina (USL) de Palmas, Eluilane Lira, falou sobre a troca de experiências durante o Fonacriad. “A participação neste Fórum me trouxe novos horizontes e ouvir as experiências dos outros estados é extremamente valioso. Embora sejamos o estado mais novo da Federação, estamos à frente na Política da execução da medida em alguns aspectos como a profissionalização”, enfatizou.
Também estão presentes no evento, autoridades do Governo Federal, incluindo a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenadora-Geral de Políticas Públicas, Mayara Souza; coordenador de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais – Meio Aberto, Antônio Albuquerque; coordenadora-Geral de Articulação Social das Juventudes, Bruna Paola; assessora técnica da Coordenação de Acesso e Equidade (PNAISARI), Ana Luisa Serra e o diretor de Prevenção e Reinserção Social do Ministério da Justiça, Raphael Calazans (on-line), além do chefe do Centro de Internação Provisória Masculino de Palmas (CEIP Central), Edgar Macena.
Comentários sobre este post