O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, nesta terça-feira, 23, participou do Fórum Regional Norte Export 2024, realizado no Hotel Girassol Plaza, em Palmas. Como debatedor do painel “Descarbonização no setor de Transportes e incentivos ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura na região Norte”, o secretário compartilhou as iniciativas promovidas pelo governo do Tocantins em prol da sustentabilidade, a exemplo do Programa REDD+ Jurisdicional do Tocantins (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).
O evento reuniu empresários do setor logístico e representantes do poder público, com o objetivo de promover a mobilização institucional para o desenvolvimento da infraestrutura e do transporte terrestre e aquaviário na região.
Em seu discurso, Marcello Lelis destacou a execução do programa REDD+ Jurisdicional do Tocantins, que conta com o apoio do setor agropecuário. Ele explicou que os recursos provenientes da venda de créditos de carbono, gerados pela redução do desmatamento e da degradação, serão distribuídos de forma coletiva.
Esta iniciativa posicionou o Tocantins como pioneiro mundial no âmbito do REDD+ Jurisdicional, culminando na assinatura de um acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A no dia 5 de junho. Este marco histórico elevou o estado ao status de primeiro subnacional do mundo a negociar seus créditos de carbono no mercado voluntário internacional.
“Esta história é construída a muitas mãos, ao longo dos anos, e envolve um projeto de governo e de estado que abrange diversas secretarias”, afirmou Lelis. Ele também expressou a expectativa pela chegada de mais recursos oriundos da venda de créditos de carbono no próximo ano, que serão investidos na política ambiental do Tocantins.
O painel contou ainda com a participação do Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, do Gerente Geral de Relações Institucionais da VLI, Anderson Abreu, do Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Davi Barreto, e da Coordenadora de QHSSE da Jan De Nul Group, Raissa Neves.
Comentários sobre este post