A foto de uma família dentro de uma das piscinas do Parque Cesamar, em Palmas, chamou atenção nas redes sociais ao longo desta semana. A prática era muito comum há algumas décadas, mas hoje não é mais permitida pois o local não é propício para banho.
A Prefeitura de Palmas informou que é proibido entrar nas piscinas do parque e vai instalar placas no local para reforçar o aviso de proibição aos banhos. Ainda não há previsão sobre quando os materiais serão instalados.
Conforme o município, o banho não é permitido porque as capivaras, que são atrativos famosos na capital, costumam tomar banho e até defecar no lago. Segundo a Fundação do Meio Ambiente, o local também abriga outros animais que podem oferecer riscos aos visitantes, como jacarés e cobras.
O município, inclusive, já promoveu uma ação para falar sobre a febre maculosa, doença causada por uma bactéria transmitida pelo carrapato-estrela, que tem como hospedeiro a capivara. As recomendações para os visitantes são:
- Não tocar nos animais;
- Evitar sentar direto no chão;
- Não alimentar as capivaras;
- Dar preferência a roupas que protejam o corpo, como calças compridas e camisetas de manga.
A proibição ao banho, segundo o município, também leva em consideração que as águas, abaixo da estrutura das pedras que formam as piscinas, são rasas e oferecem risco em caso de queda.
Banhar no Cesamar era comum
Após a publicação da foto nas redes sociais, vários internautas relembraram a época em que tomavam banho no lago. Nos comentários, alguns dizem que na infância era comum entrar na água nos finais de semana.
Comentários sobre este post