O bloqueio atmosférico sobre o Brasil deve continuar até meados da próxima semana, mantendo o predomínio de ar seco em grande parte do país.
De acordo com a Climatempo, a umidade do ar pode ficar abaixo de 20% em diversas áreas do Centro-Oeste e Sudeste. Já no extremo Norte e na costa leste do Nordeste, as instabilidades seguirão atuando. Confira a previsão do tempo em cada uma das regiões para este sábado (20):
Região Sul
A região Sul do Brasil será marcada por tempo firme devido ao bloqueio atmosférico neste sábado (20). Dessa forma, as temperaturas pela manhã serão baixas, especialmente em áreas serranas e próximas à costa.
Durante o dia, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem gradualmente. No que diz respeito às áreas da Campanha Gaúcha, Vales do RS, Vale do Itajaí, Planalto Catarinense, Ponta Grossa e Região Metropolitana de Curitiba, existe a probabilidade de ocorrência de neblina.
Algumas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar geada pontual no início da manhã, diferentemente das capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, que permanecerão com o tempo estável, com sol entre nuvens.
Região Sudeste
Já no Sudeste do país, o bloqueio atmosférico mantém o tempo firme e com pouca nebulosidade, especialmente no interior. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e extremo leste de Minas, a circulação de ventos marítimos aumenta a nebulosidade nas áreas.
A umidade relativa do ar no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais ficará entre 21% e 30%, o que resulta no aumento do risco de incêndios e pode piorar a qualidade do ar.
Região Centro-Oeste
Para este sábado (20), a região Centro-Oeste segue com o ar seco predominante e pouca nebulosidade. Assim, as temperaturas subirão acentuadamente, com umidade relativa do ar entre 21% e 30%, que resultam em níveis críticos prejudiciais à saúde e podem aumentar o risco de queimadas.
Já em áreas do Mato Grosso, oeste de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul, a umidade pode ficar abaixo de 20%.
Região Nordeste
No Nordeste, a circulação de ventos marítimos e as altas temperaturas seguem com contribuindo para a formação de nuvens carregadas, com chuvas ao longo da costa leste, desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte.
Já no interior, o tempo permanece estável, exceto no extremo norte do Maranhão e Ceará, locais onde há chances de chuvas fracas pela manhã.
Região Norte
A região Norte é marcada por instabilidades e altas temperaturas, com pancadas de chuva no centro-norte do Pará e Amazonas, Amapá e Roraima.
no centro-norte de Roraima, inclusive em Boa Vista, há previsão de temporais, com raios e rajadas de vento.
Comentários sobre este post