O sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, é uma das formas mais práticas de realizar transferências bancárias atualmente. Não à toa, segundo dados do Banco Central, o sistema bateu recorde de transações no início de junho, com 224 milhões de transferências realizadas entre contas bancárias.
Diante do aumento no volume de transações, tornou-se comum ocorrer erros, problemas e até mesmo golpes durante transferências.
Um das manobras recentes que vem sendo utilizadas por criminosos é o famoso golpe do “PIX errado”, fraude em que criminosos alegam transferência por engano, pedem a devolução do dinheiro e no final acabam tirando dinheiro da conta das vítimas duas vezes.
O golpe funciona da seguinte forma: os criminosos realizam uma transferência via Pix com uma chave celular – o que não é difícil – e depois entram em contato com a vítima pedindo o estorno, mas dão outra conta para que seja realizada a devolução.
Uma vez devolvido o dinheiro, eles acionam uma ferramenta bancária chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando fraude. A partir disso, os bancos envolvidos analisam a situação e percebem uma atividade suspeita na conta da vítima.
Com isso, o dinheiro é retirado da conta da vítima, resultando em um duplo prejuízo, com a primeira transferência e a segunda retirada pelo banco. O golpe vem se tornando comum, por isso, é importante saber como se proteger dele.
Veja dicas de como se proteger do golpe
- Certifique a identidade: diante de situações semelhantes, busque sempre verificar a identidade da pessoa que fez o contato. Entre em contato diretamente com o banco ou a instituição financeira para confirmar a transação antes de realizá-la;
- Retorne o valor através da função “devolver”: após receber um Pix por engano, sempre use a função “devolver” no aplicativo do banco. A partir dessa ferramenta, o valor é estornado para conta original de onde veio a transferência, impedindo qualquer tentativa de fraude;
- Desconfie de solicitações de devolução para contas diferentes: nunca devolva dinheiro para uma conta diferente da que fez a transferência inicial. Esse é um dos principais sinais de golpe;
- Ligue para o seu banco: em caso de atividades suspeitas e incomuns, contate seu banco imediatamente;
- Mantenha-se informado: esteja antenado e busque saber mais sobre golpes financeiros que estão sendo aplicados, programas de educação financeira podem ajudar a reconhecer e evitar a ocorrência dessas golpes.
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