Um fóssil de dinossauro, de cerca de 233 milhões de anos, foi encontrado durante uma escavação de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em um sítio fossilífero em São João do Polêsine, município localizado a cerca de 280 quilômetros de Porto Alegre (RS).
A equipe, liderada pelo paleontólogo que atua no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da UFSM, Rodrigo Temp Müller, realizou escavações no território por, aproximadamente, quatro dias, quando identificaram o fóssil parcialmente exposto e conseguiram transportar um bloco de rocha que continha o exemplar.
Segundo o paleontólogo, a constatação de que se tratava do animal foi possível após inúmeras horas de preparação, em um laboratório. Segundo ele, as características que os ossos fossilizados apresentam, revelam que o material pertence a um dinossauro carnívoro, de 2,5 metros de comprimento, do grupo chamado de Herrerasauridae (conhecidos no Brasil e Argentina).
Além disso, o exemplar representa o segundo fóssil mais completo já descoberto do grupo e, após a finalização da análise em laboratório, os ossos serão investigados para identificar se ele pertence a uma espécie já conhecida ou se ele representa um novo dinossauro.
Em imagens disponibilizadas por Müller, é possível ver os vestígios do animal encontrados no sítio fossilífero.
Comentários sobre este post