Na tarde desta quinta-feira, 11, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 25ª Delegacia de Santa Fé do Araguaia, deu cumprimento a um mandado de prisão por condenação de crimes de estupro, cárcere privado, lesão corporal e tortura, no contexto de violência doméstica, contra um indivíduo de 57 anos que foi condenado a uma pena de prisão de mais de 18 anos.
O delegado Fernando Rizério Jayme explica que o caso ocorreu no ano de 2019, em Santa Fé, quando após uma discussão com a vítima, que à época era sua companheira, o homem iniciou uma série de ofensas físicas contra ela, desferindo-lhe socos no rosto. “Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada, entretanto a vítima não atendeu os militares, pois o denunciado violentamente tapou a sua boca e apagou a luz, a fim de ludibriar os policiais, os fazendo subentender que não havia ninguém no imóvel”, disse a autoridade policial.
Continuando com as agressões, a vítima ficou impedida de sair do imóvel mediante cárcere privado, sendo que o autor a deixou trancada no interior da casa por toda a noite e em várias oportunidades, houve sessões de violência em face da vítima, a qual foi submetida a intenso sofrimento físico e mental, como forma de lhe aplicar castigo pessoal. Além das agressões por todo o corpo, a vítima também foi estuprada e só conseguiu fugir do agressor pela manhã, quando buscou ajuda de vizinhos. A Polícia Militar novamente foi acionada e prendeu em flagrante o autor.
Como consequência do crime, a vítima, que conviveu por apenas três meses com o agressor, ficou com problema de visão, depressão e traumatizada em virtude da intensidade das agressões e do intenso sofrimento físico e psicológico pelo qual passou.
Após ser julgado e condenado, o autor recorreu ao Tribunal de Justiça do Tocantins, mas a condenação do juiz de primeira instância foi mantida e o mandado de prisão por condenação definitiva foi expedido, com trânsito em julgado em desfavor do homem, o qual foi cumprido na tarde desta quinta-feira, as equipes de policiais civis da 25ª DP de Santa Fé do Araguaia.
Ao ser capturado, o homem foi conduzido até a sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína, e após a realização dos procedimentos legais cabíveis, encaminhado para a Unidade Penal Regional da cidade, onde deverá dar início ao cumprimento de sua pena.
Para o delegado Fernando Rizério, a prisão do condenado da justiça é de suma importância, dada a gravidade dos delitos praticados. “A prisão desse indivíduo traz mais paz e tranquilidade a toda a comunidade de Santa Fé do Araguaia e, sobretudo, a vítima e sua família, pois os crimes praticados foram de extrema gravidade e deixaram sequelas físicas e psicológicas na vítima, que conviveu por apenas três meses com o autor, mas foi submetida a intenso sofrimento. Agora preso, ele deverá pagar pelos crimes que praticou”, disse a autoridade policial.
Comentários sobre este post