Nessa quarta-feira, 10, foram concluídas as atividades do Workshop Jóias do Jalapão que ocorreram na zona urbana de Mateiros e no povoado Mumbuca. O curso faz parte da programação de férias no Jalapão promovido pelo Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), autarquia gestora das Unidades de Conservação (UCs) estaduais. Participaram artesãos e membros da comunidade local envolvidos na cadeia produtiva do artesanato em capim-dourado.
Com o objetivo de oferecer aos artesãos locais a oportunidade de aprimorar suas habilidades em técnicas de fotografia para redes sociais, uma ferramenta essencial para a divulgação e comercialização de seus produtos, a agenda foi organizada pela supervisão do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) com o apoio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto.
“Os artesãos da ACAPPM [Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros] e do povoado Mumbuca puderam contar com técnicas de iluminação, objetos naturais para compor as fotos entre outros. A Gerência de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins está em constante interação com este pessoal, procurando trazer técnicas que os envolvam e, claro, valorize e fomente suas produções”, destaca a guarda-parque do Naturatins, Marina Morena.
Ministrada pela comunicadora Giovana Gutseit Stefani, de Curitiba, que destacou o desejo de expandir o curso para mais pessoas a fim de promover o artesanato em capim-dourado mundo afora e rentabilidade a comunidade local. “Foi bem proveitoso todo o treinamento, as pessoas gostaram bastante. E tivemos retorno para próximas ideias, aprimorar e fazer mais, para mais pessoas. Gostei bastante da comunidade, conseguimos trabalhar e o intuito é expandir cada vez mais todo o alcance das biojoias do Tocantins e valorizar a cultura, tradição e história. A ideia é aumentar cada vez mais a renda e a presença digital, com apresentação comercial, esteticamente bonita”, finalizou.