Hoje as antigas barbearias, em sua grande maioria, são conhecidas como Salões de Beleza, Institutos ou coisa parecida.
ENTRETANTO…
Ainda é comum principalmente no interior do Brasil, algumas delas resistirem ao passar dos anos; são locais acanhados, com uma cadeira apenas, um espelho deteriorado, móvel antigo onde as “ferramentas do ofício” são colocadas, ventilador barulhento, muito cabelo acumulado em um canto da parede de um cômodo não forrado e repleto de teia de aranha no telhado, as vezes um tabuleiro de damas ou dominó bem surrado, sem contar a geladeira enferrujada onde era guardado apenas água em litros de refrigerante acompanhadas de grandes copos de alumínio amassados não muito higienizados, diga-se de passagem.
POR FALAR…
Em móvel, a mobília do ambiente invariavelmente era composta de tamboretes(banco, geralmente em madeira, baixo e pequeno, sem braços nem espaldar com assento para apenas uma pessoa) onde os frequentadores se acomodavam para entre outros assuntos falar da vida alheia enquanto nosso barbeiro cortava o cabelo do freguês.
Lembro-me bem que na minha infância esse serviço era executado na Barbearia do Povo cujo slogan era “Onde você entra velho e sai novo”… e quase sem cabelo, pois, meu pai orientava que o meu corte seria estilo militar (caracterizado pelo uso de máquina de cortar cabelo para deixar os fios extremamente curtos, ou até mesmo rentes ao couro cabeludo), algo que me incomodava bastante.
POIS…
Foi em um cenário como esse que a estória do nosso primeiro Papo de Skinaocorreu.
… Certo dia de pouco movimento, entre um cochilo e outro, meu amigo barbeiro foi acordado por uma chamada em seu celular anunciando uma proposta tentadora que mudaria sua vida.
Uma mulher muito educada, voz melosa, dizia que estava à disposição dele uma grande oportunidade de investimento onde com apenas R$ 600,00 (seiscentos reais) depositados em uma conta a ser oportunizada após a combinação, decorridos o prazo de doze meses seriam transformados em 60.000,00 (sessenta mil reais) que poderiam ser sacados a qualquer momento.
Entusiasmado, nosso amigo barbeiro pediu à possível operadora de telemarketing que ligasse no outro dia, pois, a noite consultaria sua esposa.
INCONTINENTE…
Um turbilhão de pensamentos o atormentaram a ponto de não se aguentar e fechar a barbearia antes do horário habitual.
Cuidadosamente, com os nervos abalados teve o cuidado de passar no supermercado e comprar meia dúzia de cervejas para conter a emoção e dividir com a mulher projetos que através desse “milagre financeiro” transformaria a vida de ambos da noite para o dia.
Ao chegar em casa foi logo preparando o cenário e comunicando o ocorrido para a dita cuja.
Seus olhos brilharam e não contendo a felicidade deu um abraço no esposo falando ao pé do seu ouvido “eu sempre te disse que a nossa vez chegaria”.
PLANOS
A partir desse momento a pequena, acanhada e modesta barbearia passou a ser chamada de IBE – Instituto de Beleza e Estética com variados serviços em um local aconchegante dotado de toda a infraestrutura necessária, sendo que já na quarta cerveja a esposa reivindicou o cargo de gerente no futuro Instituto, inclusive, com um salário polpudo exigindo a realização de um sonho infantil que na primeira oportunidade gostaria de desfrutar de umas férias na praia de Luís Correa, litoral piauiense Estado dos seus pais, é claro, em um belo Resort fruto do sucesso que o empreendimento certamente traria.
Nesse dia a noite foi uma criança!
RESULTADO
No “day after” conforme o combinado a educada moça fez contato, e ao sentir o enorme desejo de “fazer o negócio” por parte do meu amigo, emendou que seriam seiscentos reais acrescidos de umas taxas relacionadas ao contrato perfazendo um total de dois mil reais.
A essa altura do campeonato nosso amigo já mordido pela mosca azul da riqueza disse que não seria problema se dirigindo ao banco fazendo um empréstimo no próprio caixa automático, em seguida o depósito tendo o cuidado de imprimir o comprovante
para enviar a foto pelo WhatsApp conforme acerto.
Chegando de volta à sede do futuro Instituto de Beleza e Estética ao tentar enviar a foto não conseguiu, as insistentes ligações caíram na caixa onde uma mensagem com voz educada e melosa informava:
“Esse número de telefone não existe, favor consultar o catálogo telefônico ou chamar o serviço de informações”.
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
Comentários sobre este post