O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) e da Superintendência de Gestão e Ações de Controle Interno (Sugaci), concluiu nesta sexta-feira, 5 de julho, a primeira fase do Workshop em Procedimentos da Formalização da Despesa Pública, iniciado no último dia 17 de junho.
Marcando o início de uma grade de capacitações voltadas para o fortalecimento da gestão pública, a primeira etapa do Workshop abordou sete temáticas diferentes ao longo de 11 cursos, onde 705 servidores foram capacitados.
“A importância de qualificar agentes públicos reflete diretamente na prestação de serviços à sociedade, tornando a administração pública fonte de ações assertivas e compromissadas com o bem-estar dos cidadãos”, destacou o superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano Neto, que também é um dos instrutores do Workshop.
O secretário-chefe da CGE/TO, José Humberto Muniz Filho, também comentou sobre a relevância das capacitações: “A qualificação constante dos servidores é um investimento que se reflete em maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos, assegurando que as políticas públicas sejam executadas com excelência e transparência. O comprometimento dos servidores em participar e se especializar mostra o engajamento e a responsabilidade de todos com o serviço público de qualidade.”
O objetivo da ação é capacitar servidores diretamente envolvidos com a temática dos cursos, possibilitando a melhoria na execução de políticas públicas e, consequentemente, o atingimento da finalidade pública, atentos a práticas que evitem sanções aos agentes públicos e prejuízos para a administração.
Rubens Santos, coordenador do Simplifica Tocantins na Junta Comercial, compartilha sua experiência: “É a primeira vez que participo dos cursos presenciais da CGE, e estou gostando bastante do que está sendo passado. A didática é muito boa, os instrutores são muito eficientes, entendem do assunto e conseguem transmitir isso de forma clara. Nos cursos presenciais, temos a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e sair com um conhecimento pronto para aplicar na prática. Me inscrevi em dez cursos disponíveis que estão vinculados de alguma forma à minha área de atuação.”
Cursos
Nesta primeira etapa, foram apresentados os cursos sobre Formalização e Execução do Processo da Despesa Pública; Gestão e Fiscalização de contratos no Âmbito da Administração Pública; Diárias; Implementação da Gestão de Riscos, Conforme ISO 31000; Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual; Tomada de Contas Especial e Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021): visão Geral.
Compõem ainda a instrutoria do evento os servidores Adalvânio Nóbrega, Eliana Rodrigues, Elaine Zanetti, José Batista Filho, Kelsene Alencar, Mônica Gonçalves e Valterly Passos.
Comentários sobre este post