Um reencontro entre um paciente e seu animal de estimação no Hospital Geral de Palmas-HGP, causou emoção na manhã da terça-feira, 02 de julho. Internado há quase dois meses, após um acidente de trânsito, o paciente José dos Reis Costa, de 63 anos, reencontrou a cachorra Pandora, que estava com ele no momento do acidente.
Para o encontro, a equipe multiprofissional do HGP analisou o caso do paciente, suas condições clínicas e bem-estar, junto à psicologia e ao controle de infecção hospitalar, garantindo que todas as precauções fossem seguidas. Além disso, foram consideradas as condições de saúde do pet, comportamento dócil e a higienização do animal antes da visita.
A fisioterapeuta Tamyris Lima, explicou que, “vendo o quadro do paciente, que se encontrava preocupado com a cachorra e desestimulado do tratamento e fisioterapia, levamos o caso para a psicóloga analisar se seria bom esse reencontro para ele. Após avaliação médica, foi liberado e organizamos essa surpresa pra ele no banho de sol de hoje. A família foi buscar a Pandora em uma cidade próxima a Monte do Carmo, que foi onde ocorreu o acidente, e estava sendo cuidada pela enfermeira que ajudou no resgate dele. Foi uma força tarefa, mas no final deu tudo certo e ver ele emocionado dessa forma, valeu muito a pena”.
O paciente José dos Reis Costa, ficou muito emocionado com o reencontro. “Eu só tenho a agradecer a equipe do hospital e aos meus familiares pelo cuidado e sensibilidade em me fazer essa surpresa, ela era minha companheira de viagem, estava comigo quando o acidente aconteceu e ver ela bem e sendo bem cuidada, com certeza me deu ânimo para continuar o tratamento”.
Segundo a psicóloga, Ludiele Peer Corsino, “a visita de um animal de estimação ao hospital gera benefícios ao seu tutor/paciente. É incrível ver o paciente que antes estava apresentando humor rebaixado ou entristecido, sorrir esquecer por um momento da dor do desconforto que é enfrentar o ambiente hospitalar e isto proporciona uma melhora emocional considerável, colaborando também com a recuperação clínica como um todo”.
Comentários sobre este post