Meus Amigos e Minhas Amigas,
Semana passada abordei esse mesmo tema aqui em nossa Coluna gerando muitos acessos e comentários, a grande maioria concordando com a linha de pensamento colocada, ou seja, o descrédito, a falta de fidedignidade das famosas pesquisas eleitorais.
ADIVINHANDO
Elas chegaram a tal ponto que antes de serem divulgadas já são questionadas judicialmente, e muitas delas impedidas de serem divulgadas com alegações de apresentarem irregularidades que comprometem a confiabilidade dos resultados.
As liminares nesse sentido já começam a pipocar em vários municípios brasileiros.
LEMBRO-ME BEM…
De quando criança na minha Miracema, meus avós compravam uma peça de tecido, era assim que diziam, e nos levavam até as costureiras da época Dona Elisa, a Luísa no Correntinho, aos alfaiates Joaquim ou Canário de saudosas memórias.
Lá chegando diziam:
“Quero um conjunto para esse menino com dois bolsos, botões cobertos, short com zíper…”, aliás, a gente tinha um medo danado de short com zíper por motivos óbvios,enfim, determinavam como queriam a roupa e eles cumpriam fielmente o solicitado.
COM TODO RESPEITO…
Às exceções, penso que as pesquisas eleitorais estão como as costureiras ou alfaiates daquela época, quer dizer, são executadas rigorosamente conforme tratadas.
É BEM VERDADE…
Como diz meu amigo sociólogo e professor Dr. Epfânio Parente, “mesmo as confiáveis são uma fotografia do momento, as disputas eleitorais são como uma maratona, no decorrer do percurso as posições podem se alterar, até no segundo final”.
O PIOR E MAIS ENGRAÇADO DE TUDO…
É quando o contratante, leia-se candidato, encomenda uma amostragem com resultado acordado antecipadamente, e lógico, o colocando à frente dos demais, e passa acreditar piamente depois que aquilo de fato corresponde à verdade.
SABE AQUELA ESTÒRIA DO MENTIROSO CONTUMAZ?
O sujeito mente tanto que passa a acreditar que suas “lorotas” são verdades?
Você certamente conhece alguém assim!
Então meus amigos e minhas amigas, como depositar confiança em algo que é decidido de forma escusa?
POR FIM…
Devo dizer que só “confiarei” nas pesquisas eleitorais quando ao final deixarem claro que a margem de erro será de 100% para mais ou para menos.
Essa é a Minha Opinião!
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
Comentários sobre este post