O município de Paraíso do Tocantins sediou o VIII encontro do programa Líder, que faz parte do projeto piloto Territórios Empreendedores, do Sebrae. O evento reuniu líderes do poder público, entidades privadas e sociedade civil dos municípios que compõem o Vale do Araguaia, durante toda a quinta-feira, 27, no Centro Pastoral de Paraíso.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, destacou o crescimento e desenvolvimento das discussões ao longo dos encontros. “Certamente vemos uma evolução do próprio grupo. No primeiro encontro eu ouvi alguns depoimentos, algumas falas. Tínhamos ainda muitas dúvidas de como funcionaria esse projeto e, durante todo esse percurso, nós, com certeza, melhoramos esse ambiente. Tem muitas ideias boas aí sendo planejadas”.
O chefe do Executivo Municipal também enfatizou que não tem dúvida de que o projeto vai auxiliar no desenvolvimento de toda a região do Vale do Araguaia. “Sempre nos preocupamos em trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade, porque quando falo em desenvolvimento penso em algo mais amplo, que reflete nas mais diversas áreas: saúde, educação, geração de emprego e renda. Por isso acreditamos que o desenvolvimento é agora”, pontuou Celso, acrescentando que somente nos primeiros 6 meses de 2024, mais de 200 CNPJ’s foram abertos em Paraíso.
A gerente regional do Sebrae-TO, Renata Moura, explica que o projeto visa fortalecer os municípios do Vale do Araguaia, identificando as potencialidades e criando uma identidade do território. “Fizemos oito encontros com líderes das 16 cidades do Vale do Araguaia. Estamos concluindo hoje a agenda estratégica de desenvolvimento e agora iremos entrar nos fóruns, que serão quatro, para disseminarmos e fortalecermos essa agenda de potencialidades do território”, contou.
“A nossa gratidão à cidade de Paraíso, ao nosso prefeito anfitrião, Celso Morais, por ter aceitado sediar o nosso oitavo encontro e o fechamento deste primeiro ciclo. Muita gratidão a essa parceria do Sebrae com a Prefeitura Municipal de Paraíso, que é a principal cidade do nosso Vale do Araguaia”, ressaltou Renata.
Durante a abertura do evento, foi realizado um talk show com o tema “Gente que faz”, em que o prefeito Celso Morais respondeu a questionamentos sobre a integração dos municípios que compõem o Vale do Araguaia, inovação e industrialização e apresentou cases de sucesso da gestão.
Neste oitavo encontro, que marca o fim da primeira etapa do projeto, foi assinado pelos gestores um protocolo de intenções da agenda construída a partir dos eixos de desenvolvimento: turismo e cultura, governança, tecnologia e inovação, infraestrutura, agropecuária e sustentabilidade, formação e empreendedorismo e marketing.
Territórios Empreendedores
De acordo com informações do Sebrae, os Territórios Empreendedores são uma estratégia de intervenção e um processo de aprendizagem. Surgem como desdobramento do Programa Líder e abarcam diferentes ações no campo do desenvolvimento socioterritorial, promovendo a integração entre lideranças do Poder Público, entidades privadas e sociedade civil, com os objetivos de gerar autonomia e inovação territorial, aproximar diferentes atores e contribuir com a construção de um plano de Desenvolvimento Territorial que faça sentido para cada território.
Desde seu surgimento em 2022, a estratégia já alcançou mais de 2.900 líderes e já impactou mais de 730 municípios, em mais de 70 territórios.
Comentários sobre este post