O Projeto Telas em Cena está de volta. A 3ª edição será lançada no próximo sábado, 29, às 19h30, no Cine Cultura Palmas. A primeira etapa do projeto exibe filmes gratuitos e recebe o cineasta Hsu Chien Hsin, o produtor Emerson Rodrigues e a distribuidora Lívia Fusco (Studio Elo Company). Na ocasião, serão exibidos os filmes “De repente, Miss!” e “Licença para enlouquecer”, direção de Hsu Chien, filmes lançados em 2024, como estreias nacionais. Nesta edição foram convidados cineastas, produtores, atrizes e atores, distribuidoras de filmes para mostrar um panorama das mais recentes produções nacionais e seus desafios. Todas as sessões e bate-papos serão realizados no Cine Cultura, Sala Sinhozinho, uma parceria entre Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Instituto Social do Tocantins.
De acordo com o realizador do projeto, Nival Correia, o objetivo é promover a troca de experiências entre o público tocantinense e produtores, cineastas, distribuidores do Brasil Profundo, valorizando toda a cadeia produtiva do audiovisual, a promoção do cinema brasileiro e a formação de público. “Quando pensamos no Telas em Cena, nosso maior objetivo é oportunizar a todos os trabalhadores do cinema e audiovisual no Tocantins a chance de conhecer os mecanismos e desafios de quem trabalha com cinema, além de estimular o profissionalismo e, principalmente, a inclusão de mais pessoas como trabalhadoras do audiovisual”, relata.
Responsável pela curadoria do projeto, a cineasta Elisângela Dantas adianta que a proposta foi pensada para mostrar as etapas da cadeia produtiva do cinema e do audiovisual brasileiro, expondo um cenário de desafios e realizações de um Brasil bem-sucedido no cinema. “Um projeto para mostrar para o público tocantinense os desafios dos nossos cineastas, produtores, distribuidoras que trabalham com os mecanismos de produção, atuação e distribuição dos filmes”, complementa.
Eixos
O Telas em Cena divide-se em quatro eixos: Informação, Política e Diretrizes, Intercâmbio e Difusão com ações direcionadas que atendem demandas de produtores locais, diretores, roteiristas, estudantes da rede pública de ensino, crianças, adolescentes e jovens, idosos, populações de baixa renda de zona rural em situação de vulnerabilidade.
Alguns dos nomes confirmados para as próximas edições são André Novais Oliveira (O dia que te conheci); Sérgio de Carvalho (Noites alienígenas) e Petrus Cariri (Mais pesado é o céu) e também os representantes das distribuidoras de filmes: Argel Medeiros (Olhar Filmes) e Daniel Queiroz (Embaúba Filmes).
O projeto é uma realização do Instituto Social do Tocantins, por meio do edital nº 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).
Serviço
Lançamento: Projeto Telas em Cena
Data: 29/06/2024 (sáb)
Horário: 19h30
Local: Cine Cultura Sala Sinhozinho (Espaço Cultural José Gomes Sobrinho)
Entrada gratuita
Comentários sobre este post