Após o período de férias, muitos consumidores podem se encontrar em situações financeiras delicadas devido aos gastos extras fora do orçamento previsto. Pensando nisso, o Procon Tocantins dar orientações para que os consumidores possam manter o controle financeiro e assim evitar o endividamento. A educação financeira desempenha um papel importante nesse processo, ajudando a planejar e controlar os gastos durante o período de lazer.
“Em primeiro lugar é preciso fazer um planejamento de todos os custos envolvidos para o período de férias. Isso permite que o consumidor identifique gastos que podem ser reduzidos ou eliminados, facilitando assim não extrapolar o orçamento”, orienta Rafael Parente, superintendente do Procon.
Arrume as malas para viajar sem se endividar seguindo algumas dicas:
Priorizar as contas essenciais:
O órgão orienta os consumidores para darem prioridades ao pagamento das contas essenciais, como aluguel, energia, água e alimentação. Essas despesas são fundamentais e devem ser quitadas antes de qualquer gasto extra.
Cuidado com o cartão de crédito:
Embora o cartão de crédito ofereça praticidade durante as viagens, é importante utilizá-lo com moderação e conscientização. Optar por pagar à vista ou parcelar apenas em situações realmente necessárias assim ajuda a controlar os gastos e evitar juros elevados.
É totalmente possível ter ótimas férias sem comprometer o orçamento. Tudo se resume em organização e planejamento: pesquisar, comparar preços e reservar com antecedência são passos essenciais, explica a coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS) do Procon, Liliane Borges.
Importante
Para aqueles consumidores que estão endividados, o Procon Tocantins tem atendimento especializado através do núcleo de atendimento ao superendividado (NAS). É importante buscar informações e negociar de forma consciente, evitando novas dívidas.
Quer saber mais sobre o NAS?
O Procon Tocantins oferece o Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS). Este programa não só oferece apoio, mas também identifica, orienta, educa e facilita audiências para negociar dívidas com seus credores. O objetivo é alcançar acordos que se ajustem ao seu orçamento familiar. Clique aqui para mais informações sobre como participar. *Estagiária sob a supervisão da jornalista Waldenia Silva
Comentários sobre este post