Nesta sexta-feira, dia 21 de junho, o Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, receberá a exibição do curta-metragem “Alegoria da caverna: os acontecimentos se repetem”, dirigido por Willian Medeiros. A sessão terá início às 19h30 e é aberta ao público em geral.
O filme é fruto de uma pesquisa filosófica no campo do Ensino de Filosofia, área de especialização do Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A produção tem como objetivo principal explorar temas de relevância educacional e filosófica. Willian Medeiros, também professor efetivo da Rede Estadual de Ensino, destaca a importância de trazer a Filosofia para o contexto cinematográfico como uma forma dinâmica de ensino, promovendo o pensamento crítico e a reflexão entre os estudantes.
O curta-metragem, com duração de 18 minutos e classificação indicativa para maiores de 10 anos, aborda a teoria do conhecimento de Platão através da alegoria da caverna, explorando como os conceitos filosóficos podem ser aplicados aos desafios contemporâneos, como a disseminação de fake news e a falta de senso crítico frente às informações.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público Cultural nº 001/2023, com fomento da Lei Paulo Gustavo, de apoio à produção audiovisual pelo Município de Lajeado. Além da exibição para o público geral nesta sexta-feira, haverá uma sessão especial no Cine Cultura para estudantes do Ensino Médio no dia 26 de junho, quarta-feira, às 8h30, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado interdisciplinar. Após a exibição, está previsto um bate-papo com o diretor, produtor e roteirista Willian Medeiros, oferecendo ao público a chance de aprofundar-se na proposta educacional e artística do filme.
Sinopse
O professor de Filosofia, ao ensinar a teoria do conhecimento de Platão, leva seus alunos ao imaginário fantástico da alegoria da caverna, em que os acontecimentos descritos por Platão se repetem nos comportamentos das pessoas na sociedade atual, a falta de criticidade frente às pseudoverdades viralizadas, o desafio da fuga do senso comum ao conhecimento filosófico, científico.
Comentários sobre este post