Por meio de um trabalho constante e eficaz de combate à criminalidade, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Polícia Civil do Tocantins (PC/TO), comemora um ano e meio sem a ocorrência de crimes de homicídio consumado na cidade de Arraias, localizada na região sudeste do Estado, cerca de 420 km de Palmas.
Trabalhando em conjunto com a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) e a Polícia Penal, a PC/TO, sobretudo as equipes que integram a 105ª Delegacia de Polícia Civil, tem orgulho em destacar que desde o dia 2 de agosto de 2022 o município, de aproximadamente 12 mil habitantes, não registra este tipo de crime. Em 2022 foram dois homicídios. Já em 2021 foram três mortes violentas.
Sob o comando da delegada Melícia Ganzaroli de Ávila, a 105ª Delegacia tem conseguido manter ações de estratégia e inteligência e contribuir para a manutenção da taxa zero. “Atingir essa importante marca de mais de um ano e meio sem crimes consumados contra vida é motivo de muito orgulho e satisfação, visto que as ações da Polícia Civil do Tocantins tem o objetivo de transmitir mais segurança, paz e tranquilidade para a população que mora na cidade e para o cidadão que vêm visitar, praticar turismo ou mesmo para iniciar uma nova vida ou abrir um negócio”, celebra a autoridade policial.
Atuação Integrada
A delegada Melícia Ganzaroli ressalta, ainda, que a parceria estabelecida com a PM/TO, Polícia Penal, Ministério Público do Tocantins (MPE/TO) e Poder Judiciário possibilitou a redução nos índices, o que reflete em mais qualidade de vida para a população, que é a maior beneficiada pelos serviços oferecidos pela Segurança Pública.
“Em nossa cidade, a Polícia Civil atua irmanada com a Polícia Militar e Polícia Penal em ações de combate à criminalidade visando sempre o bem-estar da população. O Ministério Público é super atuante e o Poder Judiciário firme em suas decisões. Aqui, o ciclo do processo penal, com a polícia ostensiva e investigativa, se fecha com a competência do sistema penal na fiscalização do cumprimento de pena’, destaca a autoridade policial.
Para o delegado titular da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis, Márcio Duarte Teixeira, a qual a 105ª DP de Arraias é vinculada, atingir a marca de um ano e meio sem o registro de um único homicídio demonstra o resultado de um trabalho competente e eficaz que as Polícias Civil, Militar e Penal vêm realizando na repressão aos crimes e na celeridade das investigações. “É um momento de muita alegria poder celebrar esse grande marco uma vez que isso reflete todo o esforço e dedicação que as equipes da 105ª DP vem empreendendo no trabalho investigativo no município”, disse.
Marco
O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, reforça que a estatística merece ser comemorada não somente do ponto de vista dos números, mas também porque vidas foram poupadas. “A Polícia Civil trabalha diuturnamente no sentido de fazer com que os índices de violência e criminalidade sejam reduzidos aos menores patamares possíveis. Portanto, alcançar uma marca dessa é motivo de celebração, pois significa que a Polícia Civil, em parceria com as outras forças de segurança, Poder Judiciário e Ministério Público, tem feito a diferença”, frisou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, ratifica que alcançar mais de 500 dias sem homicídios em Arraias, demonstra a excelência do trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Civil no município, com apoio das demais forças de segurança e instituições que compõem o sistema de justiça.
“Gostaria de parabenizar a toda a equipe da Polícia Civil que atua em Arraias, em nome da delegada Melícia Ganzaroli, e dizer da minha satisfação em poder celebrar esse importante número. Muito mais do que a ausência de morte em decorrência de homicídios, isso significa a celebração da vida, pois nenhuma pessoa teve sua trajetória interrompida pela criminalidade”, frisou o gestor da SSP-TO.
Comentários sobre este post