A deputada que mostrou a língua para um colega em sessão na Câmara é professora e foi a primeira mulher negra do Paraná a ser eleita para o cargo. Carol Dartora (PT-PR) teve 130.654 votos em 2022 e foi a campeã na eleição para o legislativo federal na capital paranaense.
Vice-líder na Câmara do Bloco Federação Brasil da Esperança — composto por PT, PCdoB e PV — desde abril deste ano, Dartora mostrou a língua na quarta-feira (19) para o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) enquanto ele fazia um discurso favorável ao projeto que equipara o aborto feito após 22 semanas de gestação ao homicídio simples.
Em nota, Dartora disse que o gesto “foi ocasionado pelo calor do embate sobre o Projeto de Lei 1.904/2024”. Após a repercussão do caso, o parlamentar do PL disse que “tomaria providências” sobre o caso.
Trajetória
Ana Carolina Moura Melo Dartora, de 41 anos, também foi a primeira vereadora negra de Curitiba, sua cidade natal, em um mandato que cumpriu entre até 2022, antes de entrar para o legislativo federal.
Além do trabalho como deputada, Carol Dartora é também professora de História – ela já lecionou da rede pública do Paraná.
A curitibana é graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Comentários sobre este post