O ambulatório pediátrico do Hospital Geral de Palmas (HGP) receberá um toque de vivacidade e arte. O pesquisador e artista visual Adriano Alves (Adrians), junto com uma equipe de estudantes e artistas, vão revitalizar o espaço utilizando a técnica do graffiti. O objetivo, de acordo com Adrians, é tornar o ambiente hospitalar mais humanizado. “As cores tornam os ambientes mais acolhedores e alegres para todos, em especial para as crianças. Essa intervenção, com certeza, vai proporcionar mais leveza ao espaço”, declara Adrians.
A revitalização da ala pediátrica do HGP é um projeto fomentado pela Lei Paulo Gustavo. De acordo com Bethânia Luz, psicóloga infantil do hospital, na área em que o projeto é realizado acontece a espera por consultas médicas e retornos aos especialistas após cirurgias de média e alta complexidade, momento em que as crianças ficam ociosas e estressadas. “As cores do graffiti trazem alegria e ludicidade, fatores terapêuticos para uma situação de estress”, destaca Bethânia.
Adriano explica a origem do nome do projeto e sua finalidade. “O nome ‘Cuidarte’ combina as palavras “cuidado” e “arte”, refletindo a missão de transformar a frieza típica dos hospitais em espaços repletos de vida”, pontua.
Intervenção artística e educacional
O projeto Cuidarte conta com a participação de alunos das principais instituições de ensino superior de Palmas que passaram por oficinas de arte urbana. Universitários de psicologia e arquitetura foram convidados a contribuir tanto na criação das imagens quanto na pintura dos ambientes. Além das revitalizações dos espaços, o Cuidarte contribui ainda com a formação dos acadêmicos, os envolvendo em uma experiência prática e emocional significativa fora do ambiente da universidade.
Outra ação prevista dentro do Cuidarte é a doação de cinco mil cópias de desenhos em preto e branco para as crianças colorirem durante atividades lúdicas. As imagens, serão utilizadas em momentos conduzidos pelos profissionais do HGP, proporcionando períodos de entretenimento e conforto para os pequenos pacientes.
Benefícios e Impacto Social
Estudos psicológicos indicam que intervenções artísticas em espaços hospitalares podem melhorar o comportamento social e emocional dos pacientes. A presença de arte ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade; melhora a autoestima e promove a interação social, humanizando o ambiente de cuidados com a saúde. Para as crianças, o projeto oferece elementos educativos, com informações extras através de um QR code que direciona para um site explicativo sobre o projeto.
“O Projeto Cuidarte vai além de embelezar o ambiente; ele traz uma nova perspectiva de cuidado e atenção às crianças e suas famílias. A arte tem o poder de transformar e humanizar e é isso que queremos proporcionar no HGP,” afirma Adrians.
Agende-se
O que: Oficinas e intervenções artísticas Projeto Cuidarte
Onde: Ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP)
Quando: dia 23 de junho a partir das 09 horas
Saiba mais
Site Cuidarte: https://sites.google.com/view/cuidart
Site do artista: https://www.adrians.com.br/
Instagram do artista: www.instagram.com/adrians10
Comentários sobre este post